12.º Workshop de Jazz de Viseu

Workshop de Jazz de Viseu vai para a sua 12.ª edição e este ano desenha-se de forma a reunir músicos profissionais da região de Viseu e tem como objetivos principais estimular a especialização, a formação contínua e a valorização destes músicos.
Sob a orientação de Joaquim Rodrigues, com um percurso musical maioritariamente dedicado ao jazz, mas também com fortes ligações à soul music, funk e pop, serão abordados tópicos como Harmonia, Improvisação e Música em Conjunto, bem como a sua aplicação a diversos géneros musicais.
A componente prática será privilegiada nesta formação. A importância de tocar em grupo, com toda a exigência que apresenta ao nível estruturas, dinâmicas, tempo, complementaridade, ente outras, torna este elemento essencial e aquele no qual focamos mais atenção.
O workshop culminará com uma apresentação pública do trabalho que será desenvolvido dentro de portas.

HORÁRIO
10, 16, 17, 23 e 24 de setembro, 2020
Das 18h00 às 22h00.

ONDE
Gira Sol Azul.  Estrada Velha de Abraveses,
Bairro S. João das Lameiras lote 5 r/c. 3510-204 Viseu

PÚBLICO-ALVO
Músicos profissionais da região de Viseu

INSCRIÇÃO
A inscrição é gratuita, mas sujeita a seleção de acordo com as vagas disponíveis. As inscrições fecham a 1 de Setembro, 2020.

SELEÇÃO
Os interessados devem enviar um vídeo no qual interpretam uma peça de livre escolha (mínimo de 2 minutos)

APRESENTAÇÃO
30 de setembro, 2020. Casa do Miradouro

Serão proporcionadas todas as condições de higiene e segurança no âmbito do contexto atual e segundo as normas da DGS.

SOBRE JOAQUIM RODRIGUES
Iniciou os estudos musicais nos teclados aos 12 anos. Concluiu a licenciatura em Educação Musical em 2001. Estudou Harmonia e Improvisação com Luís Lapa. Prosseguiu os estudos em piano jazz com Paulo Gomes e Alexandre Manaia. Em 2012, completou a licenciatura em Piano Jazz na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo) do Porto, onde estudou com Pedro Guedes, Carlos Azevedo, Nuno Ferreira, Abe Rabade, entre outros. Participou em diversos workshops na área do jazz, sob a orientação de Joaquim Roberto, João Paulo Esteves da Silva, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Leo Genovese, Jason Rebello e Danilo Perez. Integrou também a Lisbon Jazz Summer School, no Centro Cultural de Belém, e a Jazz Summer School, na Guildhall School of Music & Drama, em Londres. É membro dos projectos Bruce Brothers, Miguel Ângelo Quarteto, Tributal, Moto Moto, A Voz do Rock, Orquestra (in)fusão (co-compositor em parceria com Ana Bento e Alberto Rodrigues) e Colectivo Gira Sol Azul. Destaca-se a sua presença no Festival de Jazz de Matosinhos, Gaia Jazz, Festival de Jazz de Viseu, Festival de Jazz de Valado de Frades, Festival Porta Jazz, Festival de Paredes de Coura, Festa do Jazz do São Luiz, Casa da Música, Out jazz e Festival de Jazz do Vale de Sousa. Gravou os discos GS Quartet, Metamorfose (GIleno Santana) e Branco (Miguel Ângelo), com quem se tem apresentado em inúmeros palcos de Portugal e Espanha. Participa regularmente em projectos de outros músicos na área do Jazz, Soul e Pop Rock.

Inscrição