Carreiro/Gapp/Sousa

Robalo Music

23 de julho, 2023 – 17H00
Pousada de Viseu

DONATIVO
SUGERIDO: 5€
Concerto: Jazz, improvisação
Duração: 60 min. aprox.
Com: João Carreiro (guitarra), Samuel Gapp (piano) e João Sousa (bateria)
Concert: jazz, improvisation
Duration: 60 min. aprox.
With: João Carreiro (guitar), Samuel Gapp (piano) and João Sousa (drums)

POR
Este trio explora as possibilidades que surgem da sua formação pouco usual: dois instrumentos harmónicos e bateria. Em 2022, gravaram em residência o disco “Habitat”, que será editado este ano pela Robalo Music. Neste concerto, os três músicos propõem uma viagem onde o silêncio se sobrepõe a qualquer outra premissa. O repertório varia entre momentos totalmente improvisados e composições originais dos três.

ENG
This trio explores the possibilities that arise from their unusual formation: two harmonic instruments and drums. In 2022, they recorded the album “Habitat” in residence, which will be released this year by Robalo Music. In this concert, the three musicians propose a journey where silence overrides any other premise. The repertoire varies between totally improvised moments and original compositions by the three musicians.

JOÃO CARREIRO
Nascido em Lisboa, começou por estudar guitarra clássica no Conservatório Regional Silva Marques. Estudou no Hot Clube de Portugal e na Escola Superior de Música de Lisboa, onde se licenciou em Guitarra Jazz. O seu percurso tem-se passado entre o jazz e a música improvisada.
Em 2022 lançou o seu primeiro disco como líder “Pequenos desastres”, em quinteto com Gonçalo Marques, Albert Cirera, Demian Cabaud e João Lopes Pereira, editado pela Robalo Music.
Carreiro é um músico ativo na cena musical do jazz e da música improvisada portuguesa e enquanto sideman ou colíder integra vários grupos como: Fragoso Quinteto, Gapp/Carreiro/Sousa, Living with a Couple, Sonic Tender, Rodrigues/Carreiro/Furioso e André Murraças Quarteto.
Faz parte do corpo docente da Escola de Jazz Luís Villas-Boas do Hot Clube de Portugal e é membro fundador da associação Robalo Music.

SAMUEL GAPP
Pianista e compositor alemão, residente em Lisboa.
Gapp é principalmente ativo no campo da música contemporânea e improvisada.
Foram-lhe atribuído vários prémios na área da composição e do jazz: Prémio de Composição Bernardo Sassetti (2019), Prémio Jovens Músicos (2019), Prémio de Composição Francisco de Lacerda (2022), Prémio Musa (2022).
Junto a numerosos grupos musicais, trabalha também em projetos interdisciplinares, unindo a música com outras formas de expressão artística.
É cofundador da editora Habitable Records, uma plataforma internacional que visa fomentar o intercâmbio cultural e a investigação musical.
Organiza e participa em iniciativas educativas na área da música, dando aulas e workshops como parte dos seus projetos artísticos. Neste contexto, tem trabalhado em instituições em Portugal, Alemanha e também no Equador e no Nepal.
Samuel Gapp estudou piano jazz na Hochschule für Musik und Tanz em Colónia, Alemanha, e na Escola Superior de Música de Lisboa, onde está atualmente inscrito no mestrado em composição.

JOÃO SOUSA
João Sousa músico, baterista e compositor nasceu em 1990, em Faro. Em 2017, concluiu o mestrado em música – variante jazz no Royal Conservatory of the Hague onde estudou com o reconhecido mestre holandês Erik Ineke. Durante esse período tocou com os saxofonistas Ben van den Duncan e Simon Rigter, com o pianista Johan Clement e gravou dois discos enquanto “sideman”.
OLD MOUNTAIN é já uma madura parceria entre Sousa e Pedro Branco. Surge em 2016 e desde logo iniciam colaborações com diferentes músicos, George Dumitriu, Demian Cabaud, Nicóló Ricci, João Hasselberg ou Carlos Barreto são alguns exemplos. Old Mountain conta com dois álbuns editados “Parallels” e “This is not our music”, carimbo Nischo Records e vários concertos por diversas salas do país.
Integra o coletivo GARFO que em 2021 edita o seu álbum de estreia através da prestigiada Clean Feed Records. Grupo revelação do ano (2021) – prémio RTP/Festa do Jazz, GARFO prepara- se para o seu segundo registo fonográfico ainda este ano. Em 2023 sairá Habitat (Robalo Music), resultado de três dias de residência e gravação na Serpa com o grupo composto por Samuel Gapp, João Carreiro e João Sousa.
Paralelamente, Sousa faz parte de projetos como P.S. Lucas, Narciso, Fuchsia Trio, Branco toca Marco Paulo, The Hinge, OJS, Tomás longo “our lady of pleasures”, Esteves, Marta Rodrigues Quinteto, João Espadinha Septeto ou Motian & More de Hernâni Faustino.
É cocriador de V.A.G.O. projeto multidisciplinar em parceria com a coreógrafa Raquel Cabral. No final de 2018 integrou o coletivo criado no âmbito da residência artística liderada pelo trompetista Gabrielle Mitelli uma parceria entre a Fundação Árpád Szenes Vieira da Silva e o Instituto Italiano da Cultura em Lisboa. Fruto de uma semelhante parceria estabelece ligação com a música do contrabaixista Pietro Paris. Esta resultará num disco e uma tour em Itália em 2023.

O concerto