Concerto de Apresentação do 15º Workshop de Jazz de Viseu
22 de julho, 2023 – 17H00
Carmo'81
ENTRADA
GRATUITA
Concerto: Jazz
Duração: 50 min. aprox.
Com: Participantes do 15.º Workshop de Jazz de Viseu
Concert: Jazz
Duration: 50 min. aprox.
With: Participants of the 15th Viseu Jazz Workshop
POR
Após 3 dias de trabalho intenso, os participantes do 15º Workshop de Jazz de Viseu são convidados a subirem ao palco e partilharem o resultado do trabalho que consistiu na exploração dos seus instrumentos sobre a perspetiva da linguagem do Jazz. Sob a orientação de Luísa Vieira e Xosé Miguélez, os participantes do workshop lançam-se em concerto onde se exploram diferentes estilos como funk, soul e bossa nova, mas o verdadeiro pilar está assente nos standards de jazz – ideais para demonstrar a relação criada entre os músicos e a sua capacidade de improvisação e compreensão deste género musical.
ENG
After 3 days of intense work, the participants of the 15th Viseu Jazz Workshop are invited to go on stage and share the result of the work which consisted in the exploration of their instruments from the perspective of the Jazz language. Under the guidance of Luísa Vieira and Xosé Miguélez, the workshop participants launch into a concert where they explore different styles such as funk, soul, and bossa nova, but the real pillar is based on jazz standards – ideal to demonstrate the relationship created between musicians and their ability to improvise and understand this musical genre.
XOSÉ MIGUÉLEZ
Xose Miguélez é considerado um dos mais destacados saxofonistas de jazz da nova geração de músicos da península Ibérica. Na sequência do sucesso da gravação do seu álbum “Ontology”, o saxofonista galego Xose Miguélez lança agora o seu mais recente projeto musical gravado em formato de quarteto sob o título “Contradicio”. Para a realização deste projeto foi acompanhado por experientes músicos de primeira classe como o pianista francês Jean-Michel Pilc, o contrabaixista português Carlos Barretto e o seu compatriota o baterista Marcos Cavaleiro. Obteve um mestrado em jazz performance na “Guildhall School of Music” em Londres e licenciou-se em jazz na ESMAE do Porto. Complementou a sua formação estudando com Jean-Michel Pilc, Chris Cheek, Matt Otto e Jean Toussaint, entre outros.
Dá aulas de música galega tradicional e iniciação ao jazz no Conservatório Profissional de Música de Vigo. É artista das marcas Paul Mauriat – Paris e Jody-jazz USA.
LUÍSA VIEIRA
Com uma linguagem musical cheia de personalidade, Luísa Vieira expressa-se através da voz, flautas e mbira, revelando confluências entre o clássico, o jazz e a música do mundo. Ao longo dos anos teve a oportunidade de partilhar o palco com excelentes músicos e artistas nacionais e internacionais em festivais de música, teatro e literatura. Colabora mais recentemente em projetos como o Octeto Jazz “ABRI’LUX (Portugal/Luxemburgo), o quarteto de Miguel Calhaz “CONTЯA – CONtemporânea TRAdição”, o quinteto “Inquiet’ Ensemble”, quarteto jazz de Carlos Peninha e o duo Poético-Musical “20 DIZER” com José Rui Martins, com lançamento do EP “Recados” (2019, ACERT).
Participou em vários workshops de jazz e improvisação sob a orientação de Bobby Mcferrin, Rhiannon, Jazzmeia Horn, Dominique Eade, Vanessa Moreno, Jen Shyu, Theo Bleckmann, Kurt Elling, Dave Liebman, John Ellis, Jason Lindner, Bill McHenry, Stacy Dillard, Alan Ferber, Orrin Evans, Hal Crook, Tomassi e Mitch Haupers, entre outros.
Concluiu o Mestrado em Ensino da Música (Jazz) na ESMAE e foi bolseira da Berklee College of Music (Boston). Facilitou workshops de improvisação (voz e flauta) em Portugal, Luxemburgo e Moçambique.
Desde 2012, é professora do curso profissional de instrumentista de jazz no Conservatório de Música de Coimbra.
Colabora regularmente em projetos da ACERT.