Laboratório de Experimentação Sonora
O Laboratório de Experimentação Sonora é um espaço inclusivo e plural dirigido a todos os interessados maiores de 10 anos que ao longo de várias sessões vão experimentar, inventar, gravar, compor e interpretar material sonoro e musical relacionado com a cidade de Viseu. Sob a orientação de Beatriz Rola e Inês Luzio, dupla de criativas conhecidas pelas suas abordagens criativas e inovadoras, o trabalho desenvolvido é apresentado em formato performance sobre uma instalação sonora que fica em permanência no Parque da Cidade até 21 de julho.
DATAS E HORÁRIO
4 e 5 JUL, 15 a 19 de Julho, 2024
10h00-12h30
ONDE
Centro de Criação Contemporânea de Viseu
(R. Dr. Luíz Ferreira 110, 3500-110 Viseu)
PÚBLICO-ALVO
Público em geral, maiores de 10 anos*
*a quem tiver instrumentos lá por casa (convencionais ou não): tragam-nos convosco!
INSCRIÇÃO
A inscrição deve ser feita até 30 de junho é gratuita.
Vagas limitadas.
APRESENTAÇÃO
19 de julho às 15h no Parque Aquilino Ribeiro
Sobre os formadores
INÊS LUZIO
Inês Luzio é música e facilitadora musical em contextos de educação não formal. Natural de Arganil, reside atualmente no Porto.
Enquanto intérprete dedica-se à música contemporânea e ao teatro instrumental. É cocriadora de “Retorno” – trabalho interdisciplinar apoiado pela DGARTES e pelo Centro Nacional de Cultura – e membro do coletivo Breathe!, com Beatriz Mendes (pt).
Tem colaborado com o Programa Educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos e com o Circuito – Serviço Educativo da Braga Media Arts. Foi artista/formadora nas Oficinas Sazonais 2021 do Projeto Mutantes das Comédias do Minho.
Estudou música – interpretação – no Porto, em Aveiro e em Lucerna, Suíça. Integrou o XI Curso de Formação de Animadores Musicais do Serviço Educativo da Casa da Música e participou, entre 2016 e 2018, nas formações de arte para a infância da CMT/ LAMCI-CESEM/ FCG. Frequenta, atualmente, o mestrado em ensino de música na Universidade de Aveiro.
BEATRIZ ROLA
Licenciada em música pela Royal Academy of Music e frequentou o mestrado em Music Leadership na Guildhall School of Music and Drama, em Londres.
Para além da sua prática de criação e interpretação enquanto violinista, interessa-se pelo trabalho artístico em comunidade e na colaboração com artistas de outras áreas. Da sua atividade mais recente destacam-se as performances com tangente, Kalea trio, Levitation Orquestra, aquilo que vocês quiserem e Grande Orquestra das Mãos de Barro. Colabora atualmente enquanto formadora e diretora musical com o Serviço Educativo da Casa da Música, Programa Educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos, Circuito – Serviço Educativo da Braga Media Arts, Grupo de Teatro Comunitário do Bonfim e Mater 17 – COR(P)O Metropolitano da Área Metropolitana