Maë Defays
20 de julho, 2024 – 21H30
Parque Aquilino Ribeiro, Viseu
DONATIVO
SUGERIDO: 5€
Concerto: Jazz, soul
Duração: 90 min. aprox.
Com: Maë Defays (voz), Alex Monfort (teclado), Tao Ehrlich (bateria), Mathias Digiusto (guitarra) e Noé Berne (baixo)
Concert: Jazz, soul
Duration: 90 min. approx.
With: Maë Defays (vocals), Alex Monfort (keyboard), Tao Ehrlich (drums), Mathias Digiusto (guitar) and Noé Berne (bass)
POR
A música de Maë Defays navega pelos lugares do jazz e da soul. Com o seu novo projeto, A Deeper Ocean, a cantora, compositora e guitarrista explora o oceano da alma humana através de mundos simbólicos de água e terra, fundindo música e poesia. O álbum navega com mestria e liga perfeitamente emoções humanas, histórias, exploração pessoal, herança cultural e amor por um mundo natural em perigo numa tapeçaria musical de criação de Maë. As suas melodias e palavras, convidam a ouvir o mundo, suas maravilhas e bênçãos.
ENG
Maë Defays’ music navigates the places of jazz and soul. With her new project, A Deeper Ocean, the singer, songwriter and guitarist explores the ocean of the human soul through symbolic worlds of water and land, fusing music and poetry. The album masterfully navigates and seamlessly connects human emotions, stories, personal exploration, cultural heritage and love for an endangered natural world in a musical tapestry of Maë’s creation. Her melodies and words invite you to listen to the world, its wonders and blessings.
MAË DEFAYS
A música de Maë Defays flui com fluidez entre a soul, o jazz e as influências afro-caribenhas, incorporando a sua própria identidade cultural e musical mista. Nascida no seio de uma família de artistas entre a Europa e as Caraíbas, a cantora, compositora e guitarrista desde tenra idade que dedicou a sua criatividade e talentos multidimensionais à música, à dança e ao cinema. Atualmente, Maë criou um mundo musical utilizando uma paleta multi-género composta pelas confluências da sua miríade de inspirações e herança mista. Estudou no Centro de Música Didier Lockwood (CMDL) – uma prestigiada instituição de jazz em Paris – Maë lançou dois EPs aclamados pela crítica, Whispering e Morning Rain, ao mesmo tempo que atuou em numerosos festivais de prestígio (Jazz à Vienne, Jazz en Tête, Jazz sous les Pommiers…) e abriu as portas a artistas de renome mundial, incluindo Macy Gray, Boyz II Men, Ibrahim Maalouf e China Moses. Com o seu novo projeto, A Deeper Ocean, explora o oceano da alma humana através dos mundos simbólicos da água e da terra, fundindo perfeitamente música e poesia. O álbum navega com mestria e liga perfeitamente as emoções humanas, as histórias, a exploração pessoal, a herança cultural e o amor por um mundo natural em perigo numa tapeçaria musical da criação de Maë. A sua voz cristalina e etérea transporta suavemente o ouvinte através dos mundos líricos do seu primeiro LP completo. O álbum é acompanhado por poesia visual em cinco videoclips filmados em Guadalupe, com cenas simbólicas da beleza natural da ilha, coreografias sublimes e imagens poderosas de legados afro-caribenhos.
ALEX MONFORT
Pianista parisiense que está atualmente a ganhar fama no mundo do jazz. O seu trio obteve sucesso em concursos de prestígio, como o Rezzo Focal de Vienne, Jazz à St Germain des Près, Jazz à Vannes, Trophée SACEM e o Blue Note Festival, onde obteve por unanimidade o primeiro lugar. Após o seu sucesso na competição, o trio foi recebido com entusiasmo no palco do Sunset-Sunside em Paris para o lançamento do seu primeiro álbum.
TAO EHRLICH
Tao Ehrlich é um jovem baterista nascido em 1996. Está imerso na música desde a infância graças ao seu pai, Loy Ehrlich, ele próprio músico (Touré Kunda (1983-1985), Bertignace et les Visiteurs (1986-1987), Youssou N’Dour (1987-1989) (com quem participou na digressão da Amnistia Internacional com Peter Gabriel, Sting, Bruce Springsteen e Tracy Chapman) e Hadouk Trio (Victoire du Jazz 2007). Começou a tocar bateria aos 3 anos de idade, ouvindo bandas de rock como Jimi Hendrix e Led Zeppelin, e pouco a pouco foi-se aproximando do funk e depois do jazz, que estudou no CRR de Paris. Desde muito cedo, frequenta o Festival Gnawa e World Music em Essaouira (Marrocos). Esta música tradicional deixou a sua marca e tornou-se parte integrante da sua forma de tocar. Tao tocou com músicos como Karim Ziad, Louis Bertignac, Mehdi Nassouli, Cyril Atef, Hilaire Penda e Laurent David. Estes encontros diversificados permitiram-lhe afirmar-se como um músico da nova geração. Em 2017, cruzou-se com Vanupié, que o convidou para gravar algumas das faixas do seu segundo álbum. Também o acompanhará na digressão 2018-2019, com Jérôme Lavaud / Jérémie Coke (baixo) e Gaël Cadoux / Lorian Daire / Arnaud Forestier (teclados).
MATHIAS DIGIUSTO
“O seu som de ponta é como a lâmina de Jeff Beck, …” Revista Jazz.
Nascido e criado num ambiente musical, começou a tocar música aos 5 anos de idade, sendo inspirado pelo pai que é pianista e compositor. Escolheu a guitarra como seu instrumento principal e estudou no conservatório onde obteve a licenciatura em Guitarra Clássica e Jazz. Ao mergulhar nos jams parisienses, descobriu novas cenas e desenvolveu o seu próprio som. Isto permitiu-lhe dar o passo seguinte: sair em digressão com artistas como Tal, Vitaa, Maitre Gims, MHD. Também gravou guitarras para Dany Synthé, Louane, MHD e Florent Pagny. Com o seu pai, criou o trio Electro Gauchos, no qual as suas composições são uma mistura do folclore argentino com sons de jazz e rock. A sua versatilidade faz dele um guitarrista polivalente, mas a sua cultura argentina caracteriza a originalidade do seu som.
NOÉ BERNE
Nascido em 1996 em Viena, no seio de uma família de músicos, estudou guitarra jazz desde muito cedo no Conservatório de Viena e depois na ENM de Villeurbanne. Ao mesmo tempo, começou a estudar contrabaixo no CNR de Lyon com Jérome Regard e foi-se aproximando cada vez mais deste instrumento. Licenciou-se com distinção pelo júri em 2018. Vive em Lyon, faz parte do grupo SUPA DUPA com quem atuou em muitos palcos como o Transbordeur, Musilac, la Cartonnerie, la Vapeur, Woodstower, onde partilhou o palco com Orelsan, Lomepal, IAM, Chinese man, Electro deluxe, Illa J… Acompanha nomeadamente o grupo Deluxe na sua digressão durante várias datas. Ao mesmo tempo, desenvolveu-se cada vez mais na cena parisiense e rapidamente se juntou ao TOM IBARRA GROUP, com quem gravou o novo álbum e fez uma digressão pela China e pela Guiana. Também colabora com muitos artistas ou grupos como Nemir, Lord Esperanza, a ONL de Lyon, Thomas de pourquery, David linx, Anne Sila, Ryan Kilgore, The Buttshakers, Charlie and the Soap Opera.
MAIS * MORE
maedefays.com
Soundcloud
Youtube
Instagram
Facebook