Nazaré da Silva Quinteto

24 de Novembro, 2021 – 21H30
Carmo'81

Concerto: Jazz
Duração:  50 min. aprox.
Com: Nazaré da Silva (voz), João Almeida (trompete), Bernardo Tinoco (saxofone tenor), Zé Almeida (contrabaixo), Samuel Dias (bateria)
Tag: Jazz
Duration:  50 min. aprox.
With: Nazaré da Silva (voice), João Almeida (trumpet), Bernardo Tinoco (tenor saxophone), Zé Almeida (double bass), Samuel Dias (drums)

POR
Nazaré da Silva quinteto é composto pela própria, na voz, por João Almeida, no trompete, Bernardo Tinoco, no saxofone tenor, Zé Almeida, no contrabaixo e Samuel Dias, na bateria. Apresenta composições originais da cantora (música e textos), que partem do universo das canções, abrindo espaço para a improvisação mais livre e coletiva.
Este grupo lançou o seu primeiro disco no presente ano de 2021, de seu nome “Gingko”, pela editora Robalo.

ENG
Nazaré da Silva Quintet is composed of Nazaré da Silva herself on vocals, João Almeida on trumpet, Bernardo Tinoco on tenor saxophone, Zé Almeida on double bass and Samuel Dias on drums. It presents original compositions by the singer (music and texts), which depart from the universe of songs, opening space for a freer and more collective improvisation.
This group released its first record in 2021, called “Gingko”, by Robalo Music.

NAZARÉ DA SILVA
Nazaré da Silva nasceu a 13 de setembro de 1997, em Lisboa. Filha de pais músicos, o universo artístico esteve presente desde cedo na sua vida. Cresceu fascinada pela música e pelo teatro. Mais tarde, durante a adolescência surgiu o interesse pela dança, tendo tido aulas de ballet e dança contemporânea durante dois anos. Em 2014 ingressou no curso regular da Escola de Jazz Luiz Villas Boas/Hot Clube de Portugal, onde estudou jazz vocal até 2017, ano em que ingressou na licenciatura em jazz da Escola Superior de Música de Lisboa, que acaba de concluir no presente ano de 2021. Durante a licenciatura teve aulas com Maria João, Afonso Pais, Luís Tinoco e Gonçalo Marques, entre outros. Paralelamente, tem tido aulas particulares de voz com a cantora Rita Maria.
Enquanto cantora, gravou o disco “Crime” com João Paulo Esteves da Silva e Samuel Dias, “Vago Pressentimento Azul por Cima”, disco de canções de João Paulo Esteves da Silva para poemas de Ana Paula Inácio e “O que Já Importa”, novo disco do guitarrista Afonso Pais. Também faz parte de vários projetos, como o grupo de improvisação vocal “Circular” dirigido por Aixa Figini, o duo “Chapéu Preto” com Afonso Albuquerque, o Trio com Afonso Albuquerque e Francisco Nogueira e o Nazaré da Silva quinteto, com canções da sua autoria, com João Almeida, Bernardo Tinoco, Zé Almeida e Samuel Dias, que acaba de lançar, no presente ano, o seu primeiro disco, “Gingko”.
Para além disso, tem feito trabalhos enquanto letrista, para o disco da Big Band Júnior, para um tema do contrabaixista Carlos Bica, entre outras colaborações.

JOÃO ALMEIDA
João Almeida é um trompetista, improvisador e compositor português radicado na cidade de Lisboa, Portugal. Aos 8 anos iniciou os seus estudos musicais na banda filarmónica local e posteriormente começou a estudar no Conservatório Nacional. Em 2015 ingressou na Escola de Jazz Luiz-Villas Boas e no ano seguinte foi admitido no curso de Jazz da Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Gonçalo Marques e João Moreira. Tem vindo a colaborar com Peter Evans, Albert Cirera, Gabriel Ferrandini, Hernâni Faustino, Pedro Alves Sousa, Marcelo dos Reis, Rodrigo Amado, Susana Santos Silva, Yaw Tembe, Ricardo Martins, Norberto Lobo, João Lobo, Abdul Moimême, Álvaro Rosso, Rodrigo Pinheiro, Yedo Gibson, Péter Ajtai, Mia Dyberg e Fred Lonberg-Holm.

BERNARDO TINOCO
Nasceu em Lisboa no ano de 2000 e iniciou em 2010 o estudo de saxofone. Teve como professores do mesmo instrumento na vertente clássica e jazz Hélder Alves, João Capinha, Ricardo Toscano, João Pedro Silva, João Mortágua e Pedro Moreira. Frequentou cursos de verão, masterclasses, seminários e ainda a Big Band Júnior. Das ações de formação frequentadas, destacam-se as lecionadas por Jacob Sacks, Ben van Gelder, Perico Sambeat, Peter Bernstein, Joe Chambers, George Cables, Gilad Hekselman, Mário Laginha, Rodrigo Constanzo, entre outros. Tanto no contexto académico como profissional, Bernardo Tinoco tem colaborado regularmente com alguns dos músicos de maior relevância no panorama do jazz nacional. Como líder ou sideman tocou já em espaços e festivais como Hot Clube de Portugal, Fábrica do Braço de Prata, Porta-Jazz, Fundação Calouste Gulbenkian, Culturgest, Festival Caldas Nice Jazz, Festival Robalo Jazz – Antena 2, Convento de S. Francisco – Santarém Jazz Fest, Jazz in Lagos, Estarrejazz, Cine-Teatro Avenida – Noites Azuladas, Casa da Cultura de Setúbal, Festival de Jazz de Viseu, Festival Internacional de Saxofone de Palmela, Abril Jazz Mil, Palmela Wine Jazz, Jazz em Agosto, entre outros. Tem colaborado com Orquestras de Jazz nacionais, alguns dos cantautores portugueses mais aclamados e conta já com participações em trabalhos discográficos de diferentes projetos. Atualmente lidera o grupo GARFO que conta com a participação de João Almeida, João Fragoso e João Sousa, grupo que editou o seu primeiro álbum pela editora Clean Feed, com apoio da Rádio Antena 2. É licenciado em música na variante de jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa e frequenta atualmente o Mestrado em Ensino da Música na instituição já referida.

ZÉ ALMEIDA
Nascido em 1999, inicia os estudos musicais em 2007 no Conservatório de Música de Sintra em guitarra clássica, onde permanece até 2011; no ano seguinte inicia osestudos em baixo elétrico tendo estudado com Nuno Allan, baixista importante no panorama musical português.
Em 2016 ingressa na escola de jazz do Hot Club, escola de relevo no jazz nacional, onde estuda com Luís Cunha, César Cardoso, Nuno Costa e Francisco Brito, entre outros. Aos 18 anos é admitido na Escola Superior de Música de Lisboa, a mais importante universidade de Jazz e Música Moderna do país, onde tem aulas de contrabaixo, improvisação e composição com membros fundamentais do jazz português como Pedro Moreira, João Moreira, Afonso Pais, André Fernandes, Nelson Cascais, Bernardo Moreira e Gonçalo Marques.
Durante a sua formação teve aulas e frequentou workshops e masterclasses com músicos de renome mundial como, Peter Evans, Ohad Talmor, Thomas Morgan, Petter Eldh, Rodrigo Constanzo, Panayiotis Kokoras Shane Endsley, Gilad Hekselman, Perico Sambeat, Carlos Bica, Mike del Ferro, Joe Lovano, Romain Pilon, Dan Weiss, David Binney e Paulo Padilha.
É um músico de jazz experiente, tendo feito algum trabalho de produção e também de programação artística na Praça da Alegria, em Lisboa, com concertos de jazz semanais. Tocou com Ohad Talmor, Shane Endsley, Peter Evans, André Fernandes, Óscar Graça, André Silva, Jesús Santandreu, João Paulo Esteves-da-Silva, Javier Subatin e muitos outros. Participou no projeto Medinea (Mediterranean Incubator for New and Emerging Artists), como representante de Portugal e orientado pelo incrível músico belga
Fabrizio Cassol, na ilha de Malta e com músicos oriundos de todo o Sul da Europa. Participou em teatros profissionais como “Karl Valentin Kabarett” e “Mãe Soberana” da companhia “Teatro do Elétrico”, com apresentações internacionais e também em produções ArtFeist, no Casino Estoril. É o baixista da banda “Kumpania Algazarra”, importantíssima banda de Fanfarra no circuito musical português, também com apresentações internacionais. Tocou já em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Malta, Suíça, Sérvia, Polónia e Macau.

SAMUEL DIAS
Samuel Crisóstomo Franco Henriques Dias começou os seus estudos musicais em 2003 na escola de Jazz de Torres Vedras, começando pelo piano e passando mais tarde para a bateria. Em 2008 ingressou no conservatório de música “Luis Antonio Maldonado Rodrigues” em Torres Vedras, continuando os seus estudos de piano onde estudou com Helder Marques. Em 2012, completando o 5º grau do conservatório, mudou-se para Lisboa, tendo migrado da música clássica para o jazz, ingressando assim na escola de jazz do Hot Club de Portugal no curso de bateria, tendo estudado com Joel Silva, Luís Candeias, Afonso Pais, Luis Cunha, André Santos, entre outros. Finalizando o curso de Bateria no Hot Club, quis aprofundar os seus estudos de piano e de jazz, e começou também o curso de piano jazz na mesma escola, tendo tido como professor o pianista Daniel Bernardes. Em 2017 começou a licenciatura em bateria – jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa, curso que completou em 2021, tendo estudado com Bruno Pedroso, André Sousa Machado, Pedro Moreira, Nelson Cascais, Filipe Melo, Luís Tinoco, Lars Arens, entre outros. Participou em diversas masterclasses com Michael Lauren, Eric Ineke, Jacob Sacks, Vinnie Sperraza, Sara Serpa, Iñaki Sandoval, Jeff Siegel, Nick Smart e David Liebman.
Profissionalmente já trabalhou com nomes como João Paulo Esteves da Silva, Nelson Cascais, Andy Sheppard, Ramon Galarza, Federico Casagrande e Manuel Freire.

MAIS * MORE
Bandcamp

O concerto