Concerto: Fusão
Duração: 90 min. aprox.
Com: Nguyên Lê (guitarra) e Gary Husband (bateria e piano)
Concert: Fusion
Duration: 90 min. aprox.
With: Nguyên Lê (guitar) and Gary Husband (drums and piano)
POR
Nguyên Lê e Gary Husband reuniram-se pela primeira vez em 2013 para a gravação e concertos de “Celebrating the Dark Side of the Moon” com a NDR Big Band de Hamburgo. Neste álbum, Nguyên Lê prestou homenagem ao mítico disco dos Pink Floyd com uma imaginação ilimitada. Recentemente encontraram-se movidos por uma interação natural e um sentimento magnético de união. Este duo é descrito por alguns jornalistas como a personificação da Fusão, que ao combinar elementos de jazz e rock oferece possibilidades musicais infinitas, resultando na criação de algo verdadeiramente único.
ENG
Nguyên Lê and Gary Husband first came together in 2013 for the recording and concerts of “Celebrating the Dark Side of the Moon” with Hamburg’s NDR Big Band. On this album, Nguyên Lê paid homage to the mythical Pink Floyd record with unlimited imagination. Recently they found themselves moved by a natural interaction and a magnetic feeling of togetherness. This duo is described by some journalists as the embodiment of Fusion, which by combining jazz and rock elements offers endless musical possibilities, resulting in the creation of something truly unique.
NGUYÊN LÊ
O guitarrista Nguyên Lê, nascido em Paris de pais vietnamitas, encarna o exótico mosaico multicultural que alimenta as cenas vibrantes do jazz e da música mundial que florescem na capital francesa. Músico autodidata, formado em Filosofia e Artes Visuais, lançou 19 álbuns em seu nome, destacando-se o último “Overseas”, onde explora a alma do Vietname através das suas migrações e o “Maghreb & Friends” (1998), & “Purple” (2002), um tributo norte-africano sobre Jimi Hendrix, que vendeu 25.000 cópias. Através de todos os seus projetos, Lê insere algumas das mais convincentes fusões do Jazz Mundial criadas até à data, e estabelece-se como um dos mais inventivos guitarristas/compositores da atualidade.
GARY HUSBAND
Virtuoso nos teclados e na bateria. Gary personifica a própria definição de música: melodia, harmonia e ritmo. Já partilhou o palco e o estúdio com dois dos grandes heróis da guitarra de todos os tempos: Allan Holdsworth e John McLaughlin (desde 2005). E ainda com Mike Stern, Jan Hammer do lado do jazz ou Gary Moore, Robin Trower, Level 42, Jack Bruce do lado do rock. Como teclista, o Husband emprega um sentido de toque que combina deliciosamente as suas influências clássicas e jazzísticas. Na bateria, a sua atuação é única, incessantemente criativa e subtilmente intensa.
Não é surpresa reconhecer que Gary é um músico para guitarristas, e que a guitarra é o instrumento favorito dos seus diálogos musicais. O caloroso entendimento comum é novamente revelado na sua associação com Nguyên Lê. Um duo de guitarra e bateria pode soar estranho, mas uma vez conhecido que o guitarrista é um mágico do som e o baterista também um grande pianista, transforma-se em algo espantoso.
MAIS * MORE
garyhusband.com
nguyen-le.com