Sara Serpa & André Matos (Com John O’Gallagher e João Pereira)
Concerto INATEL
Parceria Robalo Music
20 de julho, 2024 – 17H00
Casa do Miradouro, Viseu
DONATIVO
SUGERIDO: 5€
Concerto: Jazz
Duração: 75 min. aprox.
Com: Sara Serpa (voz), André Matos (guitarra), John O’Gallagher (saxofone alto) e João Pereira (bateria)
Concert: Jazz
Duration: 75 min. approx.
With: Sara Serpa (vocals), André Matos (guitar), John O’Gallagher (alto saxophone) and João Pereira (drums)
POR
Sete anos depois do último registo, a vocalista Sara Serpa e o guitarrista André Matos consolidaram a sua parceria em 2023 com Night Birds (Robalo Music), um álbum magnético e arrebatador. Serpa é amplamente aclamada como uma das principais vocalistas da sua geração e foi distinguida como Vocalista do Ano em 2020 pela NPR. Matos tem sido elogiado como “um dos mestres da melodia” pelo New York Music Daily. Juntos, a sua música é descrita como “decididamente de outro mundo e totalmente original” (The Classical Arts) e “uma união musical perfeita” (O Público). Numa coleção de composições originais, improvisações e uma bagatelle de Bartok, os doze temas de Night Birds propõem uma reflexão sobre as sociedades aceleradas do mundo moderno, questionando o consumo, exploração e destruição de ecossistemas naturais. Neste concerto Serpa e Matos têm o prazer de contar com o saxofonista John O’Gallagher, músico com quem colaboram desde há um ano e João Pereira, baterista que toca em Night Birds com um historial já grande no jazz português.
ENG
Seven years after their last record, vocalist Sara Serpa and guitarist André Matos consolidated their partnership in 2023 with Night Birds (Robalo Music), a magnetic and sweeping album. Serpa is widely acclaimed as one of the leading vocalists of her generation and was awarded Vocalist of the Year in 2020 by NPR. Matos has been praised as “one of the masters of melody” by New York Music Daily. Together, their music is described as “decidedly otherworldly and wholly original” (The Classical Arts) and “a perfect musical union” (O Público). In a collection of original compositions, improvisations and a bagatelle by Bartok, the twelve themes of Night Birds propose a reflection on the fast-paced societies of the modern world, questioning consumption, exploitation and the destruction of natural ecosystems. In this concert Serpa and Matos are joined by saxophonist John O’Gallagher, a musician with whom they have been collaborating for a year, and João Pereira, a drummer who plays in Night Birds and has a long history in Portuguese jazz.
SARA SERPA
Natural de Lisboa, Sara Serpa é uma cantora, compositora e improvisadora que, através da sua prática e atuação, explora o uso da voz como um instrumento. Serpa tem trabalhado no campo do jazz, da música improvisada e experimental, desde que se mudou para Nova Iorque em 2008. A literatura, o cinema, as artes visuais, a natureza e a história inspiram Serpa no processo criativo e no desenvolvimento da sua música. Descrita pelo New York Times como “uma cantora de equilíbrio prateado e visão cosmopolita”, e pela revista JazzTimes como “um mestre de paisagens sem palavras”, Serpa iniciou a sua carreira discográfica e de intérprete com personalidades do jazz como o pianista nomeado para um Grammy, Danilo Perez, o pianista Guggenheim e MacArthur Fellow, Ran Blake, e Greg Osby. A sua música etérea é inspirada numa grande variedade de inspirações, incluindo literatura, cinema, artes visuais, bem como história e natureza. Como líder, produziu e lançou dez álbuns, sendo os mais recentes Intimate Strangers (2021) e Recognition (2020).
ANDRÉ MATOS
O guitarrista Português André Matos, é natural de Sintra e residente em Nova-Iorque desde 2008, tem editados no seu nome 9 álbuns. Os últimos 5, Múquina, Nome De Guerra, Earth Rescue, Casa e Estelar, todos em guitarra solo, foram editados pela Robalo Music, sediada em Lisboa. Para além do recente projeto a solo, André Matos tem ao longo dos anos desenvolvido variadas colaborações, das quais se destaca a parceria com a cantora Sara Serpa, com quem editou dois álbuns amplamente reconhecidos pela imprensa, Primavera e All The Dreams. “A música de André Matos é frequentemente encantadora (…) Simplesmente magnífica.” Bird is The Worm sobre Múquina, 2016
“Será difícil encontrar um guitarrista, em qualquer estilo, especialmente no jazz, que possua mais mestria no uso de espaço do que Matos, músico que concebe melodias simultaneamente ricas e minimalistas.” Lucid Culture
JOHN O’GALLAGHER
John O’Gallagher é considerado um dos saxofonistas altos e compositores mais convincentes da cena jazzística de Nova Iorque. É conhecido por um estilo inovador que ultrapassa os limites do jazz, ao mesmo tempo que se enraíza na sua tradição. Nascido em Anaheim, Califórnia, em 1964, começou a tocar saxofone alto na escola primária, depois de a sua família se ter mudado para Spokane, Washington. Depois de terminar o liceu, estudou brevemente na Eastern Washington University antes de se mudar para Boston para frequentar o Berklee College of Music. Aí estudou com os lendários gurus do saxofone Joe Viola, Jerry Bergonzi e George Garzone. Durante os últimos 25 anos que viveu em Nova Iorque, tornou-se conhecido pelos seus projetos como líder e como sideman, trabalhando em vários grupos com artistas como Joe Henderson, Maria Schnieder, Kenny Wheeler, Paul Dunmall, Billy Hart, Drew Gress, Tyshawn Sorey, Tony Malaby, Ben Street, Kris Davis, Jeff Williams, Tom Rainey, Chris Cheek, Gerald Cleaver, Russ Johnson, Thomas Morgan, Rudresh Manhathappa, Peter Evans, Rudy Royston, Mike Formanek, Ben Monder, Dan Weiss, Frank Carlberg, Billy Mintz, John Hebert, Mike Sarin, Noah Preminger, Ralph Alessi, Clarence Penn, Johannes Weidenmueller, Pete McCann e muitos outros.
JOÃO PEREIRA
João Pereira nasceu em Lisboa em 1994. Aos 6 anos, iniciou os seus estudos em percussão clássica no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa, continuando depois na Escola de Música do Conservatório Nacional. Em 2008, ingressou na Escola de Jazz Luiz Villas Boas do Hot Clube de Portugal, onde teve aulas com Bruno Pedroso, Gonçalo Marques e Nuno Costa. Mais tarde, concluiu a sua licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, incluindo um ano de estudos no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris, sob a orientação de professores como André Sousa Machado, Dré Pallamaerts, Afonso Pais, François Théberge, João Moreira, entre outros. João foi reconhecido com o prémio de Melhor Instrumentista na Festa do Jazz do S. Luiz, além de conquistar o 1.º lugar no Prémio Jovens Músicos na categoria de ensemble. Atualmente, destaca-se como músico ativo na cena musical portuguesa, apresentando-se em diversos locais ao redor do mundo e colaborando com artistas de renome, como Jacob Sacks, Mário Laginha, Jorge Rossy, Akiko Pavolka, Pedro Moreira, Enrique Oliver, Perico Sambeat, Sara Serpa, André Fernandes, André Matos, Bruno Santos, Jaume Llombart, Peter Bernstein, Demian Cabaud, Masa Kamaguchi, Nelson Cascais, Bernardo Moreira, Dee Jay Foster, Jose Carra, João Moreira, Gonçalo Marques e Félix Rossy. Além disso, João é parte integrante das bandas Centauri, Ricardo Toscano Quarteto, Kinetic, Practically Married, MA e Trio de Jazz de Loulé. Em colaborações no âmbito teatral e de performance, trabalhou com Tonan Quito, Filipe Melo, Paula Diogo, Alex Cassal e Miguel Moreira. Também se desenvolve como professor na Escola de Jazz Luiz Villas Boas do Hot Clube de Portugal.
MAIS * MORE
saraserpa.com
andrematosmusic.com
johnogallagher.com