Sara Serpa e André Matos

19 de Julho, 2017 – 22H00
Museu Nacional Grão Vasco

Concerto: Jazz.
Duração: 50 min. aprox.
Com: Sara Serpa (voz); André Matos (guitarra).

Sara Serpa e André Matos chegam a Viseu para apresentar “All The Dreams” o segundo álbum da dupla, mantendo constante o seu entusiasmo e vitalidade, depois do álbum de estreia “Primavera” ter sido amplamente apreciado pelo público e pela crítica em 2014.
Magia, encanto, sintonia. Cumplicidade e audácia. Calmo e deslumbrante. Assim se pode descrever o trabalho da dupla lisboeta – agora-nova-iorquina Sara Serpa e André Matos. A colaborarem desde 2005, a cantora e o guitarrista criaram um mundo sonoro muito pessoal e único, comprometendo-se numa música de atmosferas, sons puros com recurso à melodia e poesia. Juntos, revelam-se numa identidade que combina a sua cultura portuguesa com a criatividade de Nova Iorque.
Nascidos em Lisboa, mas radicados em nos EUA, Sara Serpa e André Matos conheceram-se em Boston e atuam juntos há mais de dez anos, tendo vindo a apresentar a sua música em países como o Brasil, Argentina, Uruguay, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Espanha e claro está, Portugal. Sara Serpa (nos últimos dois anos destacada pela prestigiada revista Downbeat como Rising Star Vocalist, numa votação dos críticos) e André Matos estão em ascensão na cena musical Nova Iorquina, sendo ambos músicos ativos, que têm vindo a colaborar coletiva e individualmente com músicos proeminentes como Ran Blake, John Zorn, Leo Genovese, Tony Malaby, Pete Rende, Thomas Morgan, Greg Osby, Danilo Perez, Guillermo Klein entre outros.
“Primavera” (Inner Circle Music), o álbum de estreia do duo, saiu em 2014, sendo um trabalho desenvolvido maioritariamente em torno de música original, criada especificamente de um para o outro, dando ênfase à melodia e poesia e criando um arco de magia para quem ouve o disco do princípio ao fim. As palavras, através de letras originais ou recorrendo a poemas de Alberto Caeiro, E.E. Cummings ou Jeanne Lee, são perfeitamente ilustradas com um ambiente musical que nos envolve na história de cada canção.
No novo trabalho do duo, “All The Dreams” lançado em Setembro do ano passado, Serpa e Matos continuam e aprofundam o uso da palavra na língua Portuguesa com poemas de Álvaro de Campos (seguindo nessa viagem Pessoana), Luís Amaro e ainda letras originais quer de Matos, quer de Serpa.
O novo álbum é uma afirmação reforçada da individualidade e originalidade destes dois músicos. O rigor dos arranjos, a criação de camadas sonoras, em que a voz e a guitarra se confundem, e a carga emocional dos poemas selecionados, revelam em Serpa e Matos uma contínua procura e empenho em assumirem a sua música de uma forma natural e honesta.
Para o novo álbum, “All The Dreams”, Serpa e Matos, mantendo o entusiasmo da experimentação, refinaram processos e da criatividade vivida em comunhão sai um conjunto de canções que nos fazem sonhar todos os sonhos do mundo, que afinal é só um.

“Um álbum calmo e deslumbrante (…) Primavera é uma pérola pela sua beleza e precisão focando-se singularmente na ligação profunda entre estes dois músicos”
The New York Times

“Nesta primeira aventura em duo, a cumplicidade e audacidade de ambos é estonteante.”
Jazz Times

“Um disco encantador.”
The New Yorker

“Sara Serpa e André Matos conceberam um disco sublime. Primavera é um sedutor lugar de sintonia.”
Público

O concerto