Viseu Big Band

21 de Julho, 2017 – 18H30
Parque Aquilino Ribeiro
(Palco João Torto)

Concerto: Jazz.
Duração: 40 min. aprox.
Com: Alunos do Estágio Viseu Big Band.
Direção: Xosé Miguélez

Pelo terceiro ano o saxofonista galego Xosé Miguélez é chamado a dirigir a Viseu Big Band. Resultado de uma formação de três dias, esta Big Band é constituída pelos inscritos no Workshop de Big Band que promovemos pelo quarto ano consecutivo. Durante cerca de dezoito horas, os alunos, alguns já com experiência em bandas filarmónicas, poderão aprofundar os seus conhecimentos musicais através de uma abordagem complementar da técnica instrumental do Blues, Funk, Bossa Nova e Jazz. Nesta apresentação é dado a conhecer o trabalho desenvolvido dentro de portas, cimentado a pensar no futuro.

XOSE MIGUÉLEZ
Saxofonista, músico de jazz e mestre de música tradicional galega.
É, na atualidade, um dos saxofonistas de jazz mais galardoados da península ibérica. Na sua carreira profissional tem participado em importantes festivais de jazz europeus, destacando-se: The London Jazz Festival BBC Radio 3, Reino Unido; Festival de Jazz de Guimarães, Portugal; Festival de Jazz Imaxinasons, Espanha; Festival Intercéltico de Lorient, França; Vodice Jazz Festival, Croácia; Portugal-jazz, CCB, Lisboa e Girando Por Salas, Espanha, entre outros.
Pós-graduado em jazz na Guildhall School of Music de Londres, estudos que concluiu com uma bolsa da Fundación Caixa Galicia, e licenciado em jazz pela ESMAE, da Universidade de Porto. Teve também oportunidade de estudar com os músicos americanos Hal Galper, Jean Toussaint e Matt Otto.
Dentro da música tradicional galega dedica-se, para lá da interpretação, ao ensino e à investigação em Música. Dá aulas, nesta especialidade, no Conservatorio Professional de Vigo, onde também ensina iniciação à linguagem jazz. Em 2006, tornou-se no primeiro titulado superior em música tradicional da Galiza pelo Conservatorio Superior de Vigo.
De entre as mais de vinte referências discográficas de diferentes estilos edita “Human evolution”, “Traces of cities”, Manuel Linhares quintet, “Groovy meditation” co-grupo Organic collective e “Barbanza” com a banda Factor e-reset.
É o artista representante da marca de saxofones “Paul Mauriat – París” e da marca de boquilhas “Jodyjazz”.

O concerto