Whosputo

12 de Agosto, 2020 – 19H00
Casa do Miradouro

Concerto: Pop, R&B, electronica
Duração:  60 min. aprox.
Com: Raimundo Carvalho (voz/guitarra), Miguel Fernandez (bateria), Tom Maciel (teclados) e Tiago Martins (baixo)
Fotografia: Joana Peralta
Tag: Pop, R&B, electronic
Duration:  60 min. aprox.
With: Raimundo Carvalho (vocals/guitar), Miguel Fernandez (drums), Tom Maciel (keys) e Tiago Martins (bass)
Photo by: Joana Peralta

POR
Whosputo, projeto nascido em 2018, é composto por quatro amigos: Raimundo Carvalho, Miguel Fernandez, Tom Maciel e Tiago Martins.
Este novo projeto musical apresenta-nos canções que flutuam entre registos como o soul, R&B e a eletrónica. Músicas assobiáveis, com batidas que nos fazem querer mexer e texturas que nos deixam melancólicos até mais não. O contraste é sexy e serve para guiar as lamúrias através da música.

ENG
Whosputo, a project born in 2018, is made of four friends: Raimundo Carvalho, Miguel Fernandez, Tom Maciel and Tiago Martins.
This new musical project presents us with songs that float between registers like soul, R&B and electronics. Whistling songs, with beats that make us want to move and textures that make us melancholy even more so. The contrast is sexy and serves to guide whimpers through music.

RAIMUNDO CARVALHO
Raimundo Carvalho é o vocalista e mentor dos Whosputo, tendo dado início ao projeto em 2018. Começou a tocar guitarra aos 10 anos e durante a adolescência experimentou com a escrita das primeiras canções, em formato banda ou a solo, ao piano. Durante a sua estadia no Porto, onde estudou Direito, familiarizou-se com o jazz e a perfomance a solo em vários bares da cidade, onde interpretava temas no formato cantautor da tradição folclore portuguesa, do samba, da bossa-nova e do blues.
Mais tarde, tendo se mudado para Lisboa para estudar Jazz (guitarra) na Escola Superior de Música de Lisboa, conheceu os restantes cúmplices que viriam a incorporar este grupo. Na capital, teve a oportunidade de começar a trabalhar com uma produtora de cinema, a Videolotion, onde se estreou na composição de bandas sonoras para projetos como Lojas com História, CRIAS e Crês Ser. Em 2016, passou 7 meses em alto mar a tocar repertório Funk, RnB e Motown, a bordo do Jewel of the Seas, da Royal Caribbean. Esta experiência contribuiu para engrossar a vontade de escrever canções em formato “pop”, ao que se viriam a juntar o jazz e o recente amor pela música eletrónica.

MIGUEL FERNÁNDEZ
Miguel Fernández nasce na Galiza em 1991, na cidade de Pontevedra. O seu percurso musical começa com 6 anos de idade, na escola CDM em Ponteareas e no conservatório da mesma cidade. Uma década depois inicia a sua atividade como baterista de diferentes projetos como The Cooties, Néboa e Sinestesia. Nunca deixou de lado os estudos, formando-se no programa Rockschool, no SPJ de Pontevedra e no EAV em Vigo.
Em 2014 inicia a universidade na Escola Superior de Música de Lisboa, onde começa um novo caminho cheio de boas oportunidades, encontrando-se agora a completar o Mestrado em música. Atualmente faz parte de diferentes projetos como os Whosputo, os HUH! e os Biloba.

TOM MACIEL
Tom Maciel é natural de São Paulo, Brasil, onde nasceu em outubro de 1997 e desde cedo demonstrou interesse pela Música. Aos seis anos iniciou o estudo do piano, mas foi somente aos dezoito, radicado em Lisboa, que o foco se tornou o estudo deste instrumento, tendo explorado ao longo desses anos a guitarra, bateria e o canto nos mais diversos estilos musicais.
Atualmente é aluno da Escola Superior de Música de Lisboa, onde tem aulas com João Paulo Esteves da Silva, entre outros nomes do Jazz português. É teclista das bandas Cíntia, Whosputo, Landscape e Polivalente, tendo nesta última também desenvolvido um trabalho como produtor e diretor musical. Além disso, participa em projetos que exploram diversos estilos musicais desde o rock, jazz, música improvisada à música brasileira.

TIAGO MARTINS
Tiago Martins é baixista e contrabaixista português nascido em 1990. Dá os seus primeiros passos na música aos 13 anos e a partir dos 16 inicia a sua carreira profissional trabalhando com bandas de covers e originais. Mais tarde, após terminar a Licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa inicia os seus estudos na área do jazz na Escola de Jazz José Villas-Boas do Hot Clube de Portugal. Nesta altura estreia-se também na composição e vence o Prémio Melhor Combo das Escolas na 12.ª edição da Festa do Hazz do S. Luíz pelo HCP. Após terminar o Hot Clube e a par com a sua carreira profissional, ingressa na Licenciatura em Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa, que termina em 2018.
Atualmente trabalha com Sequin, Inês Pimenta, Deolinda Kinzmba, Surveillance, Whosputo, Dolina, Ella Palmer, Gospel Collective, complementando também a agenda com uma multitude de trabalhos musicais nacionais e internacionais na área de freelancer.

VÍDEO * VIDEO