Maria Carvalho Trio
25 de Outubro, 2025 – 18H00
Museu do Linho
Várzea de Calde, Viseu
DONATIVO
SUGERIDO: 5€
Concerto: Jazz
Duração: 40 min.
Com: Maria Carvalho (composição e bateria), Bruno Ponte (guitarra) e Vasco Trindade (baixo)
Concert: Jazz
Duration: 40 min.
Featuring: Maria Carvalho (composition and drums), Bruno Ponte (guitar) and Vasco Trindade (bass)
POR
O trio liderado pela baterista e compositora Maria Carvalho apresenta um repertório original com foco na exploração rítmica e na interação dinâmica entre os músicos. Com Bruno Ponte na guitarra elétrica e Vasco Trindade no baixo elétrico, o grupo desenvolve uma linguagem própria que cruza o jazz contemporâneo com elementos do rock e da música eletrónica. A sonoridade do trio destaca-se pelo uso de texturas elétricas, estruturas rítmicas diversificadas e uma abordagem aberta à improvisação. O som é marcado por timbres processados, grooves densos e interplay constante entre os três instrumentos, resultando numa música com forte identidade e energia performativa.
ENG
The trio led by drummer and composer Maria Carvalho presents an original repertoire focused on rhythmic exploration and dynamic interaction between musicians. With Bruno Ponte on electric guitar and Vasco Trindade on electric bass, the group develops its own language that crosses contemporary jazz with elements of rock and electronic music. The trio’s sound stands out for its use of electric textures, diverse rhythmic structures and an open approach to improvisation. The sound is marked by processed timbres, dense grooves and constant interplay between the three instruments, resulting in music with a strong identity and performative energy.
MARIA CARVALHO
Maria Carvalho iniciou os seus estudos musicais com 10 anos no Centro Musical Dom Bosco (Escola Salesiana de Manique) tendo, mais tarde, ingressado na Escola de Jazz Luíz Villas-Boas do Hot Club Portugal onde estudou simultaneamente bateria e piano. Licenciou-se em Jazz e Música Moderna (especialização em bateria) e concluiu em 2023 o Mestrado em Música na Escola Superior de Música de Lisboa. Integrou em 2022 o ensemble da ESML, distinguido com a Menção Honrosa para Melhor Combo na Festa do Jazz. Integra diversos projetos, dentro e fora do jazz como Oort, Off on a Comet ou a banda da cantora Marta Lima, e lidera o seu quinteto com o projeto “Margem”, com disco editado em Outubro de 2024. Passou já por diversos festivais por vários pontos do país como Moazz, Festival Theia, NOS Alive, OutJazz, Festival F, Jazz in Avenida, Festa do Jazz, Festival Dom Fernando Mascarenhas, Loulé Jazz, Jazz em Tavira, BeJazz, Grândola Vila Jazz, Funchal Jazz, Jazz Valado, Jazz Além Tejo, Palmela Wine Jazz, entre outros, e por palcos como Teatro Aveirense, Centro Cultural de Lagos, Auditório do Liceu Camões, Centro Cultural Malaposta, entre muitos outros.
BRUNO PONTE
Bruno Ponte, nascido na Madeira em 1995, é guitarrista, compositor e professor.Deslocou-se para Lisboa em 2014 para ingressar no curso regular do Hot Clube de Portugal. Foi aluno representante do mesmo em várias encomendas de concertos e no Évora Jazz-Fest. Em 2019, após um ano de preparação e investimento na sua componente de pedagogo, entra na Escola Superior de Música de Lisboa com 19 valores nas provas de ingresso, e após 3 anos conclui a sua Licenciatura em Música vertente Jazz. Durante este percurso académico, teve aulas com vários nomes do Jazz português, dos quais se destacam André Santos, Mário Delgado, Filipe Melo, Bruno Santos, Pedro Moreira, Eng.º Bernardo Moreira (Binau) e Maria João Grancha. Após estes anos de instrução fez parte de vários projetos, tais como ‘Mano a Mano’, de André e Bruno Santos, ‘Recorda Max’ de António Zambujo, Bruno Ponte Trio, onde toca músicas do cancioneiro Americano numa abordagem própria, “Margem”, o quinteto de Maria Carvalho de arranjos de músicas de José Mário Branco e ‘Benji’s Toolbox’, um sexteto de música original e temática, que visa a criação de um personagem e a entrada num mundo multi-disciplinar. Graças à integração e criação destes projetos, pôde passar por palcos como o Teatro Baltazar Dias, Festival Summer Opening 2023 (ambos na Madeira), CAE – Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, Teatro Garcia Resende em Évora, Teatro Olga Cadaval em Sintra, Casa d’Amália da RTP, Festival Santa Casa Alfama, Hot Clube de Portugal, entre outros. Para além disso, partilhou palco com André Santos, André Sousa Machado, António Zambujo, Bruno Santos, Rita Redshoes, entre outros. É ainda de mencionar a sua participação como mentor e músico em inúmeros eventos da Associação de Jazz da Madeira, tais como o 1º JazzCamp e participação na Orquestra de Jazz do Funchal em concerto com Maria Schneider, e a sua integração na equipa de professores do Hot Clube de Portugal e da AGMT (Academia de Guitarra, Música e Tecnologia).
VASCO TRINDADE
Vasco Trindade iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos no Conservatório de Música Sons e Compassos, em Sintra, onde aprendeu a tocar guitarra elétrica, tendo começado, simultaneamente, a aprender baixo elétrico de forma autodidata. Licenciou-se em Jazz e Música Moderna na Universidade Lusíada de Lisboa em 2019. Atualmente é professor na Academia de Música Sinfonias, na Ericeira, e colabora com vários artistas como Marta Lima, Easy B ou Beware Jack. Passou já por festivais como NOS Alive, Festival F, Semana Académica do Algarve, Out Jazz, entre muitos outros.
MAIS * MORE
Instagram

























