15º Workshop de Jazz de Viseu
Proporcionando formação de alta qualidade, o 15.º Workshop de Jazz de Viseu é orientado por Luísa Vieira e Xose Miguélez em dias de trabalho intenso dando foco ao desenvolvimento da interpretação de conjunto, à construção de arranjos e à improvisação. No final, participantes sobem a palco para partilharem o trabalho desenvolvido.
DATAS E HORÁRIO
20 a 22 de Julho, 2023
10h00-13h00 e 14h30-17h30
ONDE
Carmo’81
R. Carmo 81, 3500-096 Viseu
PÚBLICO-ALVO
Músicos e estudantes de música
INSCRIÇÃO
A inscrição deve ser feita até 16 de julho e tem um custo de 50€.
Vagas limitadas.
APRESENTAÇÃO
22 de Julho, 17h00
Sobre os formadores
XOSÉ MIGUÉLEZ
Xose Miguélez é considerado um dos mais destacados saxofonistas de jazz da nova geração de músicos da península Ibérica. Na sequência do sucesso da gravação do seu álbum “Ontology”, o saxofonista galego Xose Miguélez lança agora o seu mais recente projeto musical gravado em formato de quarteto sob o título “Contradicio”. Para a realização deste projeto foi acompanhado por experientes músicos de primeira classe como o pianista francês Jean-Michel Pilc, o contrabaixista português Carlos Barretto e o seu compatriota o baterista Marcos Cavaleiro. Obteve um mestrado em jazz performance na “Guildhall School of Music” em Londres e licenciou-se em jazz na ESMAE do Porto. Complementou a sua formação estudando com Jean-Michel Pilc, Chris Cheek, Matt Otto e Jean Toussaint, entre outros.
Dá aulas de música galega tradicional e iniciação ao jazz no Conservatório Profissional de Música de Vigo. É artista das marcas Paul Mauriat – Paris e Jody-jazz USA.
LUÍSA VIEIRA
Com uma linguagem musical cheia de personalidade, Luísa Vieira expressa-se através da voz, flautas e mbira, revelando confluências entre o clássico, o jazz e a música do mundo. Ao longo dos anos teve a oportunidade de partilhar o palco com excelentes músicos e artistas nacionais e internacionais em festivais de música, teatro e literatura. Colabora mais recentemente em projetos como o Octeto Jazz “ABRI’LUX (Portugal/Luxemburgo), o quarteto de Miguel Calhaz “CONTЯA – CONtemporânea TRAdição”, o quinteto “Inquiet’ Ensemble”, quarteto jazz de Carlos Peninha e o duo Poético-Musical “20 DIZER” com José Rui Martins, com lançamento do EP “Recados” (2019, ACERT).
Participou em vários workshops de jazz e improvisação sob a orientação de Bobby Mcferrin, Rhiannon, Jazzmeia Horn, Dominique Eade, Vanessa Moreno, Jen Shyu, Theo Bleckmann, Kurt Elling, Dave Liebman, John Ellis, Jason Lindner, Bill McHenry, Stacy Dillard, Alan Ferber, Orrin Evans, Hal Crook, Tomassi e Mitch Haupers, entre outros.
Concluiu o Mestrado em Ensino da Música (Jazz) na ESMAE e foi bolseira da Berklee College of Music (Boston). Facilitou workshops de improvisação (voz e flauta) em Portugal, Luxemburgo e Moçambique.
Desde 2012, é professora do curso profissional de instrumentista de jazz no Conservatório de Música de Coimbra.
Colabora regularmente em projetos da ACERT.