Masterclass com Nguyên Lê e Gary Husband

Nguyên Lê e Gary Husband, dois músicos de renome internacional combinam as suas estéticas musicais adjacentes da Fusão num cruzamento de ideias, inspirações e de aprendizagem.

DATA E HORÁRIO
21 de Julho, 2023
10h30-13h00 e 14h30-17h30

ONDE
Incubadora do Centro Histórico
Rua Dr. Luís Ferreira, nº 108, 3500-110 Viseu

PÚBLICO-ALVO
Músicos profissionais

INSCRIÇÃO
A inscrição deve ser feita até 16 de julho e tem um custo de 30€.
Vagas limitadas.

Sobre os formadores

NGUYÊN LÊ
O guitarrista Nguyên Lê, nascido em Paris de pais vietnamitas, encarna o exótico mosaico multicultural que alimenta as cenas vibrantes do jazz e da música mundial que florescem na capital francesa. Músico autodidata, formado em Filosofia e Artes Visuais, lançou 19 álbuns em seu nome, destacando-se o último “Overseas”, onde explora a alma do Vietname através das suas migrações e o “Maghreb & Friends” (1998), & “Purple” (2002), um tributo norte-africano sobre Jimi Hendrix, que vendeu 25.000 cópias. Através de todos os seus projetos, Lê insere algumas das mais convincentes fusões do Jazz Mundial criadas até à data, e estabelece-se como um dos mais inventivos guitarristas/compositores da atualidade.

GARY HUSBAND
Virtuoso nos teclados e na bateria. Gary personifica a própria definição de música: melodia, harmonia e ritmo. Já partilhou o palco e o estúdio com dois dos grandes heróis da guitarra de todos os tempos: Allan Holdsworth e John McLaughlin (desde 2005). E ainda com Mike Stern, Jan Hammer do lado do jazz ou Gary Moore, Robin Trower, Level 42, Jack Bruce do lado do rock. Como teclista, o Husband emprega um sentido de toque que combina deliciosamente as suas influências clássicas e jazzísticas. Na bateria, a sua atuação é única, incessantemente criativa e subtilmente intensa.
Não é surpresa reconhecer que Gary é um músico para guitarristas, e que a guitarra é o instrumento favorito dos seus diálogos musicais. O caloroso entendimento comum é novamente revelado na sua associação com Nguyên Lê. Um duo de guitarra e bateria pode soar estranho, mas uma vez conhecido que o guitarrista é um mágico do som e o baterista também um grande pianista, transforma-se em algo espantoso.

O Workshop