Nils Berg Cinemascope

Parceria Teatro Viriato

20 de julho, 2024 – 19H00
Teatro Viriato, Viseu

DONATIVO
SUGERIDO: 5€
Concerto: Jazz
Duração: 75 min. aprox.
Com: Nils Berg (vídeo, clarinete, saxofone tenor e flauta), Konrad Agnas (bateria) e Josef Kallerdahl (baixo)
Concert: Jazz
Duration: 75 min. approx.
With: Nils Berg (video, clarinet, tenor saxophone and flute), Konrad Agnas (drums) and Josef Kallerdahl (bass)

POR
Lançado em 2023, o álbum ‘Basilicata Dreaming’ resulta de uma viagem de 10 dias a Basilicata pelo músico Nils Berg e o realizador Donovan von Martens em que o objetivo foi criar as bases de uma obra de arte cinematográfica e musical. Em Basilicata Dreaming, No concerto, os músicos tocam ao vivo e interagem com senhoras que cantam enquanto lavam a roupa na fonte de uma praça, cowboys que tocam gaita de foles, músicos de rua, entre outros. Uma viagem comovente numa parte muito especial e desconhecida da Europa. Uma viagem comovente através de uma parte muito especial e desconhecida da Europa com composições únicas e arranjos suaves de Nils Berg

ENG
Released in 2023, the album ‘Basilicata Dreaming’ is the result of a 10-day trip to Basilicata by musician Nils Berg and director Donovan von Martens in which the aim was to create the basis for a cinematic and musical work of art. In Basilicata Dreaming, In Concert, the musicians play live and interact with ladies who sing while doing their laundry at the fountain in a square, cowboys who play the bagpipes, street musicians and more. A moving journey through a very special and unknown part of Europe. A moving journey through a very special and unknown part of Europe with unique compositions and gentle arrangements by Nils Berg.

NILS BERG
O pioneiro do jazz sueco Nils Berg é uma das vozes mais influentes do jazz nórdico. Com uma forte base na flora cultural sueca, com raízes profundas na tradição pop e folk, está sempre a avançar, a lutar contra os clichés, a seguir o corpo e a alma da música. Munido de curiosidade e respeito, tornou-se conhecido como um explorador constante, navegando por géneros que vão desde a música indígena, dança contemporânea e rock de estádio. Colaboradores e comissões vão desde Fatoumata Diawara, The Swedish Radio, Nina Persson (os Cardigans), Jazzwerkstatt Bern e o Cullberg Ballet.

KONRAD AGNAS
Konrad Agnas continua a ser um dos bateristas mais procurados do país. Ao longo da última década, estabeleceu-se como baterista virtuoso e colíder de, entre outros, Hederosgruppen, Orakel, Agnas Bros, Bakgrundsmusik, Johan Lindström Septett, Krypto Grotesk e Moon Juice. Atuou em todo o mundo com artistas como Nadah El Shazly, Sara Parkman, Rebecka Törnqvist, Pat Metheny e Pugh Rogefeldt.

JOSEF KALLERDAHL
Josef Kallerdahl é um dos baixistas de jazz mais famosos da Suécia. A sua voz forte e expressão única levaram-no a festivals e clubes em Nova Iorque, Tóquio, Joanesburgo, Cairo, Xangai, Banguecoque, Cidade do México, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Tbilisi, Beirute, Baku, Kiev, Istambul, Reykjavik, Havana, Londres, Paris, Roma, Berlim… a lista continua. Tanto como acompanhante de MUSICMUSICMUSIC, New Tide Orquesta ou Lina Nyberg, ou como líder de banda com Josef & Erika e Here’s To Us. Em 2024, Josef foi galardoado com o prestigiado prémio “Jazzkannan” da associação sueca de jazz.

O concerto