Rádio Rossio

Praça da República, Viseu

22 de Julho, 2020
12 e 26 de Agosto, 2020
9 e 30 de Setembro, 2020
10H00-12H00; 13H00-15H00; 16H00-18H00

Rádio ao vivo
Com: Paulo Lopes, Inês Henriques, Pedro Moreira Dias, Tozé Novais, António Sérginho, Amadeu Araújo, Pedro Oliveira, Catarina Machado, José Miguel Pereira, Cristóvão Cunha, Rui Miguel Abreu, Victor Afonso, José Navarro de Andrade e Rui Teixeira
Produção dos programas: Gira Sol Azul
Live radio
With: Paulo Lopes, Inês Henriques, Pedro Moreira Dias, Tozé Novais, António Sérginho, Amadeu Araújo, Pedro Oliveira, Catarina Machado, José Miguel Pereira, Cristóvão Cunha, Rui Miguel Abreu, Victor Afonso, José Navarro de Andrade and Rui Teixeira
Production: Gira Sol Azul

POR
A improvisar desde 2015, a Rádio Rossio continua a emitir a partir de uma caravana, um verdadeira estúdio móvel que este ano se instala no Rossio, pronta a emitir para a sua confortável e aromática plateia sob as tílias.
Num ano em que o distanciamento é necessário, a Rádio mostra-se particularmente útil, emitindo para os transeuntes da praça e ruas limítrofes, animado todos os que a habitam e visitam. Já os radialistas que assumem o volante desta rádio-caravana chegam-nos de todo o país e com muitos anos de experiência. Vozes que habitualmente escutamos na Antena 3, Vodafone FM, Estação Diária, Rádio Jornal do Centro, RCI e outras, irão estar em Viseu com programas únicos, dedicados ao jazz e as histórias que o rodeiam.
São 30 horas de emissão de programas de autor recheados com entrevistas, música e conversas inesperadas e quem passa também pode ser protagonista e entrar na dinâmica interativa que a rádio propõe!
Que rádio é esta?

ENG
Improvising since 2015, Rádio Rossio continues to broadcast from a caravan, a true mobile studio that this year settles in Rossio, ready to broadcast to its comfortable and aromatic audience under the linden trees.
In a year in which distancing is necessary, the Radio proves to be particularly useful, broadcasting to the passers-by of the square and neighboring streets, excited everyone who inhabits and visits it. The radio broadcasters who take the wheel of this radio caravan arrive from all over the country and with many years of experience. Voices that we usually hear on Antena 3, Vodafone FM, Daily Station, Rádio Jornal do Centro, RCI and others, will be in Viseu with unique programs, dedicated to jazz and the stories that surround it.
There are 30 hours of broadcasting author programs filled with interviews, music and unexpected conversations and those who pass by can also be protagonists and enter the interactive dynamic that the radio proposes!
What radio is this?

PROGRAMA

22 JUL. // Quarta-feira
10h00-12h00: Paulo Lopes [Rádio Jornal do Centro]
13h00-15h00: Inês Henriques e Pedro Moreira Dias [Vodafone FM]
16h00-18h00: José Miguel Pereira [Jazz ao Centro]

12 AGO. // Quarta-feira
10h00-12h00: Maria Helena [Emissora das Beiras]
13h00-15h00: Nuno Calado e Thomas Attar Belier [Antena 3]
16h00-18h00: Pedro Oliveira [Festival de Jazz de Barcelos]

26 AGO. // Quarta-feira
10h00-12h00: Catarina Machado [Estação Diária de Viseu]
13h00-15h00: Pedro Tenreiro [Antena 3]
16h00-18h00: Tozé Novais [Festival de Jazz de Seia]

9 SET. // Quarta-feira
10h00-12h00: Cristóvão Cunha [Rádio Jornal do Centro]
13h00-15h00: Rui Miguel Abreu [Antena 3]
16h00-18h00: Victor Afonso [Festival de Jazz da Guarda]

30 SET. // Quarta-feira
10h00-12h00: Amadeu Araújo [RCI]
13h00-15h00: José Navarro de Andrade [Antena 1]
16h00-18h00: Rui Teixeira [Festival Porta Jazz]

SOBRE ALGUMAS DAS EMISSÕES E RADIALISTAS

SENTIDOS
22 de Julho, 10h00-12h00
com Paulo Lopes [Rádio Jornal do Centro]

Até onde vamos à boleia da rádio? Viajamos em sentido obrigatório, único, contrário ou apenas ‘em sentido’? Que sentidos se despertam com a rádio? Apenas a audição, ou será que os outros sentidos ganham vida? As sensações do dia numa manhã da rádio, com Paulo Lopes e a equipa da Rádio Jornal do Centro.

DESCONSTRUÇÃO DORMENTE
22 de Julho, 13h00-15h00
com Inês Henriques e Pedro Moreira Dias [Vodafone Fm]

Cada vez mais os problemas da mente estão na ordem do dia, mas ainda existe um enorme preconceito no que respeita a ansiedade ou a depressão.
As chamadas doenças dos “maluquinhos” não são mais do que dificuldades de adaptação a um mundo cada vez mais efémero, volátil e fugaz, no qual se procura um propósito mas nunca se chega a um fim.
Ataques de ansiedade ou de pânico, o chamado “stage fright”, depressão são palavras que ainda são tabu, e nós queremos desconstruí-las.
Como é que a música pode salvar vidas, como encontramos um rumo na poesia, na lírica ou na melodia?
Saberemos na “sessão terapêutica” sonora conduzida por dois especialistas dormentes.
Inês Henriques e Pedro Moreira Dias vão libertar doses simpáticas de dopamina musical durante 3h na Rádio Rossio.

WE TRAVEL THE SPACEWAYS
22 de Julho, 16h00-18h00
com José Miguel Pereira [Jazz Ao Centro]

Viagem cósmica sob o signo de Saturno, com o beneplácito de Sun Ra!

MÚSICA A SEU GOSTO :: ESPECIAL QUE JAZZ É ESTE?
12 de Agosto, 10h00-12h00
com Maria Helena [Emissora das Beiras]

Um momento inspirado no programa habitual de Maria Helena ‘música a seu gosto’ na Emissora das Beiras, mas desta vez dirigido ao público do Que Jazz É Este?. Teremos o privilégio de assistir ao vivo na Rádio Rossio a este programa especial conhecido de todos da região, ao som da mítica voz de Maria Helena.

INDIEGENTE
12 de Agosto, 13h00-15h00
com Nuno Calado e Thomas Attar Belier [Antena 3]

O Indiegente vai sair à rua e convida Thomas Attar Belier dos Al-Qasar para fazer duas horas ao vivo em se se vai ouvir muita música cruzada com boas conversas e histórias do universo rock n roll, do psicadelismo e world music.

KISS MY JAZZ
12 de Agosto, 16h00-18h00
com Pedro Oliveira [Jazz Ao Largo]

Pedro Oliveira é músico e programador. Desenvolve trabalho como músico desde meados dos anos 90 sendo parte integrante de bandas como peixe:avião, Clã, Old Jerusalem, Ozo, Krake, Ensemble Insano e Núcleo de Improvisação Barcelense.

Colaborou ainda com artistas como Sensible Soccer, Samuel Úria, Osso Vaidoso, Jim Barr (Portishead), Jake McMurchie, Pete Judge, Vincent Moon entre muitos outros. Enquanto criador e programador é responsável pelo Ciclo e Festival Jazz ao Largo que ocorre em Barcelos desde 2016. Criou o Festival Prata da Casa que reúne desde 2015 vários músicos da cidade de Barcelos assim como, juntamente com o Núcleo de Improvisação Barcelense, o festival de música improvisada Piquenique Freak entre outros. Neste programa promete passar pelos temas que o influenciaram bem como explorar as várias linguagens do Jazz, levantando o véu sobre a programação do Festival Jazz ao Largo 2020 assim como uma retrospectiva de artistas portugueses que passaram pelo festival.

O GRITO E O COCHICHO
26 de Agosto, 10h00-12h00
com Catarina Machado [Estação Diária]

O Grito e o Cochicho é um programa da Rádio Estação Diária, de Viseu no qual se dá lugar à arte e à cultura, privilegiando o espaço de entrevista e a voz dos artistas. Não é bem um cochicho, é mais um grito ou até uma forma catita de sussurrar em voz alta o que se faz por aí. No Que Jazz é Este? acontece uma emissão especial de O Grito e o Cochicho para a Rádio Rossio que mais uma vez nos recebe.

MOD JAZZ OU JAZZ NA PISTA DE DANÇA
26 de Agosto, 13h00-15h00
com Pedro Tenreiro [Antena 3]

Uma espécie de retrato do Jazz que, adoptado pelo movimento Mod, na década de 60, se cruzou com os Rhythm + Blues, com a Soul, o Funk ou os ritmos latino-americanos, para animar as pistas de dança.

CHANCING PLACES
26 de Agosto, 16h00-18h00
com Tozé Novais [Festival de Jazz e Blues de Seia]

Tozé Novais, da equipa do Seia Jazz&Blues, vem abrir o leque da próxima edição do Seia Jazz & Blues, um festival que já conta com 15 edições, e que em 2021 promete dar o salto com um novo espaço ainda mais inspirador

BANDA SONORA
9 de Setembro, 10h00-12h00
com Cristóvão Cunha [Rádio Jornal do Centro]

Bandas Sonoras de filmes, de vida, de hoje, de ontem. Uma viagem pelos sons do mundo. Sem preconceitos.

NOTAS AZULADAS
9 de Setembro, 13h00-15h00
com Rui Miguel Abreu [Antena 3]

Rui Miguel Abreu, autor do programa Notas Azuis na Antena 3, vai procurar as novas tangentes ao jazz que a modernidade tem posto a descoberto, procurando entre Portugal, os Estados Unidos, Brasil ou Inglaterra os novos disfarces de uma música de invenção pura.

A JAZZAR DISRUPTIVAMENTE
9 de Setembro, 16h00-18h00
com Victor Afonso [Festival de Jazz da Guarda]

A História do Jazz está imbuída num vasto e rico contexto de experiências fusionistas e de abordagens heterodoxas que extravasam catalogações simplistas e cómodas. Esta sessão vai apresentar linguagens musicais de fragmentação estética assentes no jazz e suas múltiplas variáveis estilísticas, que podem ir do puro experimentalismo às confluências com a world-music, o rock, a eletrónica e até o heavy-metal. Experiências sonoras disruptivas e menos convencionais oriundas das multiplicidades jazzísticas serão o mote desta sessão musical. Para tal, é proibido ser ‘duro de ouvido’.

ATÉ JAZZ
30 de Setembro, 10h00-12h00
com Amadeu Araújo [RCI]

120 breves minutos de volta da história do jazz e do engenho desta música que uns apelidam de obscura e outros de virtuosa…

SWING À SOMBRA NO ROSSIO
30 de Setembro, 13h00-15h00
com José Navarro de Andrade [Antena 1]

Uma tarde selecta e swingante, desfrutando o esplendor outono em Viseu. Traje de passeio recomendado.

PORTA JAZZ FM
30 de Setembro, 16h00-18h00
com Rui Teixeira [Porta Jazz]

Através deste programa Rui Teixeira, membro fundador da Associação Porta-Jazz e músico activo no meio musical jazzístico desde 1996 propõe-se a conduzir os ouvintes numa viagem essencialmente trilhada pelo catálogo da editora Carimbo Porta-Jazz.
Discos clássicos do catálogo assim como os mais recentes lançamentos serão visitados e revisitados sem esquecer outros “jazzes” de outras paragens que nos inspirem.
Haverá espaço também para uma pequena conversa/entrevista a músicos presentes no festival.