Camilla George

Concerto BYD | Corvauto

18 de julho, 2025 – 21H30
Parque Aquilino Ribeiro

DONATIVO
SUGERIDO: 5€
Concerto: jazz, afrobeat
Duração: 60 min.
Com: Camilla George (saxofone), Renato Paris (teclados e voz), Jihad Darwish (baixo) e Rod Youngs (bateria)
Concert: jazz, afrobeat
Duration: 60 min.
With: Camilla George (saxophone), Renato Paris (keyboards and vocals), Jihad Darwish (bass) and Rod Youngs (drums)

POR

Nascida em Eket, na Nigéria, Camilla George é uma saxofonista visionária e inovadora, assim como compositora e líder de banda. As suas fortes raízes culturais e o amor pela fusão da música africana e ocidental moldaram o seu estilo único, e são esses os ingredientes que fazem dela uma das mais importantes vozes da nova cena do jazz londrino, ao lado de colegas como Nubya Garcia e Shabaka Hutchings. A sua música é uma mistura hipnotizante de afrofuturismo, hip hop e jazz, com um subtexto político que tem uma ligação poderosa com a sua identidade, linhagem e herança nigeriana, refletindo a história africana, a cultura e a escravatura.

ENG

Born in Eket, Nigeria, Camilla George is a visionary and innovative saxophonist, as well as a composer and bandleader. Her strong cultural roots and love of fusing African and Western music have moulded her unique style, and these are the ingredients that make her one of the most important voices on the new London jazz scene, alongside colleagues such as Nubya Garcia and Shabaka Hutchings. Her music is a mesmerising blend of Afrofuturism, hip hop and jazz, with a political subtext that has a powerful connection to her Nigerian identity, lineage and heritage, reflecting African history, culture and slavery.

CAMILLA GEORGE
Camilla George é uma saxofonista, compositora e líder de banda com fortes raízes culturais e paixão pela fusão da música africana e ocidental. A sua música é hipnotizante e combina elementos de Afrofuturismo, hip hop e jazz, com um toque político que reflecte a sua identidade nigeriana. Criada em Eket, Nigéria, desenvolveu interesse musical cedo e começou a tocar saxofone aos 11 anos, inspirada por Fela Kuti, Jackie McLean e Charlie Parker. Estudou com renomados músicos de jazz e obteve um Mestrado em Performance de Jazz no Trinity College, sendo premiada pela Bolsa de Estudo Archer. Integrando a Jazz Jamaica, apresentou-se globalmente e formou o seu próprio grupo em 2014, recebendo aclamação pela crítica. Reconhecida na cena jazz de Londres, sua música reflete a história e cultura africanas, destacando-se ao lado de artistas como Nubya Garcia e Shabaka Hutchings.

RENATO PARIS
Renato Paris é um teclista, vocalista e compositor londrino conhecido pela sua fusão de soul, jazz, R&B, funk e pop. Formado pela BRIT School, tornou-se uma figura proeminente na vibrante cena de jazz de Londres. Paris actuou com uma gama diversificada de artistas, incluindo Julian Joseph, Camilla George e Carleen Anderson. É também um dos principais membros da banda Exodus de Moses Boyd, um grupo vencedor de dois prémios MOBO.

JIHAD DARWISH
Jihad Darwish é um músico, cantor e produtor sediado em Londres, conhecido pela sua abordagem musical eclética e de mistura de géneros. O seu trabalho abrange uma vasta gama de estilos, reflectindo as suas diversas influências e antecedentes musicais. Ao longo dos anos, Darwish tem colaborado com uma variedade de artistas de diferentes géneros, incluindo Sting, Van Morrison, Imelda May, Mica Paris, Eric Bibb, Newton Faulkner, Kristina Train, Nikhil De Sousa, Anderson .Paak, Ed Motta, Elliot Sumner, Beth Rowley, Gilles Peterson, Zara McFarlane, Moses Boyd, Camilla George e Salena Jones.

ROD YOUNGS
Músico, compositor e educador sediado em Londres, cujas capacidades percussivas personificam a diversidade, a autenticidade e a distinção. Natural de Washington D.C., foi selecionado para uma pós-graduação em performance de jazz na Eastman School of Music em Rochester, NY, sob a tutela de Keith Copeland. A musicalidade consumada de Rod tem-lhe proporcionado uma grande variedade de trabalhos, desde concertos a sessões de gravação para rádio, televisão e cinema. Gravou e actuou com um leque formidável de artistas, incluindo Hugh Masekela, Lee Konitz, John Hendricks, Sia, Gil Scott-Heron, Natalie Cole, Angela Bofil, Phil Perry, Marion Meadows, Mica Paris, Abdullah Ibrahim, Ernest Ranglin, Denys Baptiste, Matthew Herbert, Julian Joseph, Courtney Pine, Gary Crosby e os Jazz Jamaica All Stars, entre outros.

O concerto