Concerto de Apresentação do 17º Workshop de Jazz
19 de julho, 2025 – 17H30
Carmo'81, Viseu
ENTRADA
GRATUITA
Concerto: Jazz
Duração: 35 min. aprox.
Com: Participantes do 17º Workshop de Jazz de Viseu
Direção: André Matos e Gonçalo Marques
Concert: Jazz
Duration: 35 min.
With: Participants in the 17th Viseu Jazz Workshop
Direction: André Matos e Gonçalo Marques
POR
Depois de 3 dias de trabalho intenso, os participantes do 17.º Workshop de Jazz de Viseu, oriundos dos Conservatórios de Coimbra, Porto e de Santa Comba Dão, sobem ao palco do Carmo81 para apresentar o resultado desse trabalho que esteve assente na ideia da improvisação como processo de auto-descoberta. Sob a orientação de André Matos e Gonçalo Marques, os jovens estudantes de música, munidos de técnicas de improvisação vão agora colocá-las em prática numa apresentação única.
ENG
After three days of intense work, the participants of the 17th Viseu Jazz Workshop, from the Coimbra, Porto and Santa Comba Dão Conservatories, will take to the stage at Carmo81 to present the result of their work, which was based on the idea of improvisation as a process of self-discovery. Under the guidance of André Matos and Gonçalo Marques, the young music students, equipped with improvisation techniques, will now put them into practice in a unique performance.
ANDRÉ MATOS
André Matos é um guitarrista multi-facetado, residente em Nova Iorque e natural de Portugal, cujo foco principal, nos últimos anos, tem sido tocar guitarra a solo. Matos cria canções originais, momentos e paisagens, usando sons tradicionais de guitarra, bem como expandindo através da manipulação de efeitos e looping. A sua carreira no jazz e nas canções é demonstrada através de várias colaborações ao longo dos últimos 15 anos, nomeadamente dois álbuns aclamados pela crítica, co-dirigidos com a cantora Sara Serpa, bem como várias iterações do seu próprio trio de guitarra-baixo-bateria.
GONÇALO MARQUES
Começou por estudar trompete na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal (HCP) com João Moreira. Em 2001 foi-lhe atribuída uma bolsa de estudo para o Berklee College of Music de Boston. Licenciou-se em Março de 2005 e regressou a Portugal no final desse ano. É professor na ESML, na Escola de Jazz do HCP, na JBJazz e na Escola de Jazz do Barreiro. Toca regularmente com a Big Band do HCP, com a Reunion Big Jazz Band, com o grupo Living Thing e com o quinteto da cantora Sara Valente, com quem gravou um disco. Foi o trompetista do ensemble da 5ª Festa do Jazz do S. Luiz e um dos músicos da produção da peça “Júlio César” pelo Teatro da Cornucópia, no Teatro Municipal de São Luiz em 2007.
















