Jazz ao Domicílio
"The Playhouse" (de Buster Keaton) musicado ao vivo por Jasmim Pinto
9 de julho, 2025 – 11H00
Hospital Psiquiátrico de Viseu
9 de julho, 2025 – 14H30
Est. Dr. Vitor Fontes - APPACDM Viseu
10 de julho, 2025 – 10H30
Estabelecimento Prisional de Viseu
ENTRADA
FECHADA
Concerto: Jazz
Duração: 25 min.
Com: Jasmim Pinto (trompete), Bruno Pinto (guitarra), Olívia Pinto (baixo) e Úrsula Pinto (violoncelo)
Concert: Jazz
Duration: 25 min.
With: Jasmim Pinto (trumpet), Bruno Pinto (guitar), Olívia Pinto (bass) and Úrsula Pinto (cello).
POR
O Que Jazz É Este? pretende ser integrador e inclusivo. A ideia vem de edições anteriores e tem algo de saudavelmente subversivo: levar concertos às pessoas que estão impedidas de vir até eles. Hospitais, prisões, lares recebem concertos e desta forma alarga-se o acesso de todos à cultura.
No Hospital Psiquiátrico de Viseu, Internato Victor Fontes e no Estabelecimento Prisional de Viseu apresenta-se o famoso filme ‘The Playhouse’ de Buster Keaton com uma banda sonora inédita composta pela jovem trompetista Jasmim Pinto à qual se juntam na interpretação ao vivo Úrsula Pinto (violoncelo), Bruno Pinto (guitarra) e Olívia Pinto (baixo).
ENG
Que Jazz É Este? aims to be integrative and inclusive. The idea comes from previous editions and has something healthily subversive about it: bringing concerts to people who are prevented from coming to them. Hospitals, prisons and nursing homes host concerts and in this way everyone’s access to culture is widened.
The famous Buster Keaton film “The Playhouse” will be presented at the Viseu Psychiatric Hospital, the Victor Fontes Boarding School and the Viseu Prison, with a new soundtrack composed by the young trumpeter Jasmim Pinto, who will be joined in the live performance by Úrsula Pinto (cello), Bruno Pinto (guitar) and Olívia Pinto (bass).
JASMIM PINTO
Iniciou os estudos de trompete na Banda Filarmónica de Santar e concluiu o 5º. grau do ensino articulado no Conservatório de Música de Viseu. Teve aulas de combo jazz com Joaquim Rodrigues e aulas pontuais de trompete com Susana Santos Silva, Gileno Santana, Luís Vicente, Gonçalo Marques e Voro Garcia. Integra os espectáculos Tangerina e Sophia que se encontram actualmente em circulação e colabora pontualmente como trompetista em projectos da Gira Sol Azul, nomeadamente Gira Big Band e A Voz do Rock, entre outros. Frequentou o curso profissional de instrumentista de jazz na ART’J – Escola Profissional de Artes Performativas da JOBRA e atualmente encontra-se a concluir o mesmo curso no Conservatório de Música de Coimbra.
BRUNO PINTO
Músico e compositor, frequentou os conservatórios de música de Viseu e Aveiro. Licenciou-se em Educação Musical em 2003. Teve aulas particulares, na área da música jazz, com Luís Lapa, Carlos Mendes, Mário Santos, Paulo Pinto e Nuno Ferreira e também na área da educação musical frequentou workshops de Jos Wuitack, Pierre van Hauwe, Murray Schaefer, Edwin Gordon. Integra os grupos Aurora Brava (guitarra, composicão e letras), Tranglomango, Colectivo Gira Sol Azul, Moto Moto, Tributal, Stopestra. No seio do Colectivo Gira Sol Azul tocou com Dominique Di Piazza, Freddie Gavita, Manuela Panizzo. Compõe música para teatro e bandas-sonoras, tendo colaborado com Helen Ainsworth, Rogério de Carvalho, Rafaela Santos, Filipe Raposo, Filipa Francisco. Compôs uma banda sonora para o filme mudo Paris Qui Dort, que estreou ao vivo a solo em Julho de 2014 no Teatro Viriato – Viseu. Integra o espectáculo Viajantes Solitários (Joana Craveiro/Teatro do Vestido) para o qual compôs a música. Colabora regularmente em projectos do serviço educativo da Casa da Música, Porto. Co-fundou a Associacão Gira Sol Azul na qual colabora e integra a equipa de vários projectos musicais como concertos para bebés e famílias, Orquestra (in)fusão e o grupo A Voz do Rock.
OLÍVIA PINTO
Iniciou os estudos de piano com Joaquim Rodrigues com o qual também estudou harmonia na área do jazz e teve aulas de combo. Concluiu o 5o grau do ensino articulado no Conservatório de Música de Viseu. Paralelamente ao estudo de piano teve aulas regulares com os baixistas Pedro Lemos e Carl Minneman e integrou uma tuna de música tradicional como baixista. Concluiu o curso profissional de instrumentista de jazz no Conservatório de Música de Coimbra e actualmente frequenta a licenciatura na Escola Superior de Música das Artes do Espectáculo (Porto). Integra o projecto Jorge Queijo trio como baixista e o espectáculo Sophia (de Ana Bento, Bruno Pinto e Joana Craveiro) que se encontra actualmente em circulação. Colabora em projectos da Gira Sol Azul, nomeadamente Gira Big Band e A Voz do Rock, entre outros.
ÚRSULA PINTO
Iniciou os estudos de violoncelo com Luísa Antunes. Frequenta o 3o grau do ensino articulado de música no Conservatório de Música de Viseu.
Integrou o espetáculo “Tangerina” (Colectivo Gira Sol Azul) e actualmente é intérprete na oficina “A Invenção da Natureza” (com Ana Bento e Bruno Pinto) que se encontra em cena na Casa da Música. Colabora pontualmente em projectos em projectos da Gira Sol Azul, como a Gira Big Band e Tatabitato.























