Oficina Radioactiva
Os participantes da Oficina Radioactiva são convidados a mergulhar no universo da comunicação e locução radiofónica, explorando ferramentas básicas mas fundamentais da produção em rádio, com foco na criação de programas de autor. Sob a orientação de Ana Bento, Beatriz Lima e Emanuel Santoz, a oficina desenvolve-se enquanto espaço de ação e cocriação no qual se explora o uso consciente, crítico e independente da comunicação enquanto instrumento chave da nossa construção social. Neste contexto são desenvolvidos quatro programas originais, que farão parte da programação da Rádio Rossio ao longo de quatro dias do festival.
DATAS E HORÁRIO
14 a 16 de Julho, 2025
10h00–13h00 e 14h30–17h30
ONDE
Círculo de Criação Contemporânea de Viseu – P1
(R. Dr. Luíz Ferreira 110, 3500-110 Viseu)
PÚBLICO-ALVO
Público em geral, maiores de 10 anos sem limite de idade
INSCRIÇÃO
A inscrição é gratuita. Vagas limitadas.
APRESENTAÇÃO
17 a 20 de julho às 15h na Rádio Rossio (Parque Aquilino Ribeiro)

Sobre os formadores
ANA BENTO
Multi-instrumentista, compositora e workshop leader, estudou no Conservatório de Música de Viseu e licenciou-se em Educação Musical (2001). Fez parte da Orquestra Juvenil do Centro. Integra as bandas Aurora Brava, Tranglomango, Colectivo Gira Sol Azul e No No. Compôs e interpretou ao vivo música de espectáculos de Helen Ainsworth, Sónia Barbosa, Márcio Meirelles, Filipa Francisco, Romulus Neagu, Joana Providência, Joana Craveiro, entre outros. Co-fundou a Gira Sol Azul na qual integra vários projectos nomeadamente os A Voz do Rock. Cria e apresenta trabalhos no serviço educativo da Casa da Música desde 2008 e tem realizado e colaborado em projectos do Teatro Viriato desde 2005. Tem desenvolvido percursos artísticos e sonoros no âmbito de festivais e outros projectos (Bons Sons, Aldear, Caminhos Médio Tejo, etc). Entre vários projectos de arte participativa, orientou com Sónia Barbosa o projecto Rádio Sobe e Desce no âmbito de acção do CLDS de Carregal do Sal e o projecto Rádio Ao Encontro promovido pelo Teatro Nacional D. Maria II em parceria com o Município de S. João da Madeira. É docente na Escola Superior de Educação de Viseu desde 2009.
EMANUEL SANTOZ
Nasceu em Viseu. É ator e criador. Desde 2018, começou também a partilhar a sua playlist em pistas de dança de Coimbra e no Porto. Ao lado de Sara Brown, fundou o projeto ill Monstro e durante esse ano, entre outras atividades, organizaram várias festas queer entre o ODD e o Aqui Base Tango, em Coimbra. Fez parte da programação do Festival Desarmário 2018 (Marcha LGBTQIA+ do Porto). Em 2019 teve um programa da sua autoria no Que Jazz é este? – Festival de Jazz de Viseu, na Rádio Rossio. Nos últimos anos, tem feito dançar pistas de dança em Viseu, Coimbra, Lisboa, Porto e Barcelona. Desde 2019 que têm uma playlist em conjunto com Clara Miranda a quechamam de surumba not war.
BEATRIZ LIMA
Diretora criativa, motion designer, ilustradora, videógrafa e música. Viveu e trabalhou durante 7 anos nos EUA como motion designer criando diversas campanhas publicitárias para diversos clientes, incluindo Google, Amazon, Disney, Netflix, Hulu, HBO e outros. Em 2023 regressou às suas raízes e mudou-se para Portugal para iniciar a carreira como freelancer. Apaixonada por política, música e sustentabilidade, procura trazer esses temas para o seu trabalho. Tem participado em diversos projetos, como a série documental “Power – How Fussil Fuels changed our World” da Earthrise (estúdio media baseado em Londres). Atualmente é também professora assistente na Escola Superior de Educação de Viseu no departamento de Artes e Multimédia onde leciona técnicas de animação, entre outras disciplinas.












