"The Playhouse" (de Buster Keaton) musicado ao vivo por Jasmim Pinto

17 de julho, 2025 – 19H00
Casa do Miradouro, Viseu

DONATIVO
SUGERIDO: 5€
Concerto: Jazz
Duração: 25 min.
Com: Jasmim Pinto (trompete), Bruno Pinto (guitarra), Olívia Pinto (baixo) e Úrsula Pinto (violoncelo)
Concert: Jazz
Duration: 25 min.
With: Jasmim Pinto (trumpet), Bruno Pinto (guitar), Olívia Pinto (bass) and Úrsula Pinto (cello).

POR

A jovem trompetista Jasmim Pinto estreia-se na área da composição com a criação de uma banda sonora inédita para o famoso filme ‘The Playhouse’ de Buster Keaton. Juntam-se na interpretação ao vivo Úrsula Pinto (violoncelo), Bruno Pinto (guitarra) e Olívia Pinto (baixo) para oferecerem uma nova leitura deste clássico onde Keaton joga com a relação existente entre o mundo onírico e a realidade: o filme começa com um sonho em que o próprio interpreta todos os papéis de um espetáculo, de atores a membros da orquestra, aos próprios espectadores da apresentação.

ENG

The young trumpeter Jasmim Pinto makes her debut in the field of composition with the creation of a new soundtrack for Buster Keaton’s famous film “The Playhouse”. They are joined in the live performance by Úrsula Pinto (cello), Bruno Pinto (guitar) and Olívia Pinto (bass) to offer a new reading of this classic in which Keaton plays with the relationship between the dream world and reality: the film begins with a dream in which he himself plays all the roles in a show, from actors to members of the orchestra to the spectators of the performance.

JASMIM PINTO
Iniciou os estudos de trompete na Banda Filarmónica de Santar e concluiu o 5º. grau do ensino articulado no Conservatório de Música de Viseu. Teve aulas de combo jazz com Joaquim Rodrigues e aulas pontuais de trompete com Susana Santos Silva, Gileno Santana, Luís Vicente, Gonçalo Marques e Voro Garcia. Integra os espectáculos Tangerina e Sophia que se encontram actualmente em circulação e colabora pontualmente como trompetista em projectos da Gira Sol Azul, nomeadamente Gira Big Band e A Voz do Rock, entre outros. Frequentou o curso profissional de instrumentista de jazz na ART’J – Escola Profissional de Artes Performativas da JOBRA e atualmente encontra-se a concluir o mesmo curso no Conservatório de Música de Coimbra.

BRUNO PINTO
Músico e compositor, frequentou os conservatórios de música de Viseu e Aveiro. Licenciou-se em Educação Musical em 2003. Teve aulas particulares, na área da música jazz, com Luís Lapa, Carlos Mendes, Mário Santos, Paulo Pinto e Nuno Ferreira e também na área da educação musical frequentou workshops de Jos Wuitack, Pierre van Hauwe, Murray Schaefer, Edwin Gordon. Integra os grupos Aurora Brava (guitarra, composicão e letras), Tranglomango, Colectivo Gira Sol Azul, Moto Moto, Tributal, Stopestra. No seio do Colectivo Gira Sol Azul tocou com Dominique Di Piazza, Freddie Gavita, Manuela Panizzo. Compõe música para teatro e bandas-sonoras, tendo colaborado com Helen Ainsworth, Rogério de Carvalho, Rafaela Santos, Filipe Raposo, Filipa Francisco. Compôs uma banda sonora para o filme mudo Paris Qui Dort, que estreou ao vivo a solo em Julho de 2014 no Teatro Viriato – Viseu. Integra o espectáculo Viajantes Solitários (Joana Craveiro/Teatro do Vestido) para o qual compôs a música. Colabora regularmente em projectos do serviço educativo da Casa da Música, Porto. Co-fundou a Associacão Gira Sol Azul na qual colabora e integra a equipa de vários projectos musicais como concertos para bebés e famílias, Orquestra (in)fusão e o grupo A Voz do Rock.

OLÍVIA PINTO
Iniciou os estudos de piano com Joaquim Rodrigues com o qual também estudou harmonia na área do jazz e teve aulas de combo. Concluiu o 5o grau do ensino articulado no Conservatório de Música de Viseu. Paralelamente ao estudo de piano teve aulas regulares com os baixistas Pedro Lemos e Carl Minneman e integrou uma tuna de música tradicional como baixista. Concluiu o curso profissional de instrumentista de jazz no Conservatório de Música de Coimbra e actualmente frequenta a licenciatura na Escola Superior de Música das Artes do Espectáculo (Porto). Integra o projecto Jorge Queijo trio como baixista e o espectáculo Sophia (de Ana Bento, Bruno Pinto e Joana Craveiro) que se encontra actualmente em circulação. Colabora em projectos da Gira Sol Azul, nomeadamente Gira Big Band e A Voz do Rock, entre outros.

ÚRSULA PINTO
Iniciou os estudos de violoncelo com Luísa Antunes. Frequenta o 3o grau do ensino articulado de música no Conservatório de Música de Viseu.
Integrou o espetáculo “Tangerina” (Colectivo Gira Sol Azul) e actualmente é intérprete na oficina “A Invenção da Natureza” (com Ana Bento e Bruno Pinto) que se encontra em cena na Casa da Música. Colabora pontualmente em projectos em projectos da Gira Sol Azul, como a Gira Big Band e Tatabitato.

O concerto