Concerto: Jazz
Duração: 45 min. aprox.
Com: António Ferreira (guitarra e composições), Inês Martinez (voz e composições), Luis Possollo (bateria), David Guerreiro (contrabaixo), Pedro Mendes (piano)
Concert: Jazz
Duration: 45 min. approx.
With: António Ferreira (guitar and compositions), Inês Martinez (voice and compositions), Luis Possollo (drums), David Guerreiro (double bass), Pedro Mendes (piano)
POR
ILDA é o resultado de 5 anos de colaboração musical entre António Ferreira e Inês Martinez, aos quais se uniram Luis Possollo na bateria e David Guerreiro no contrabaixo, e posteriormente Pedro Mendes no piano. Com base em Amesterdão e inspirados por influências do jazz contemporâneo, como Aaron Parks e Shai Maestro, buscam transmitir introspeção e reflexão, e simultaneamente energia vibrante, proporcionando uma experiência musical rica e envolvente.
ENG
ILDA is the result of five years of musical collaboration between António Ferreira and Inês Martinez, who were joined by Luis Possollo on drums and David Guerreiro on double bass, and later Pedro Mendes on piano. Based in Amsterdam and inspired by contemporary jazz influences such as Aaron Parks and Shai Maestro, they seek to convey introspection and reflection, and simultaneously vibrant energy, providing a rich and engaging musical experience.
ANTÓNIO FERREIRA
António Ferreira (2003) é um guitarrista e compositor português. Desde cedo, foi imerso num ambiente musical onde o rock e o metal ocupavam um lugar de destaque. Tendo recebido a sua primeira guitarra aos 5 anos, um presente do seu pai, foi aí que iniciou o seu percurso na música. Aos 14 anos, prosseguiu os seus estudos na Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra, onde foi introduzido ao jazz. Atualmente, António frequenta o Conservatorium van Amsterdam, onde tem a oportunidade de aprender sob a orientação de músicos como Jesse Van Ruller, Peter Bernstein e Martjin Van Iterson. Com influências que vão do metal ao jazz, António integra diferentes elementos musicais na sua linguagem, criando uma abordagem única e versátil.
DAVID GUERREIRO
David Guerreiro (2004) é um contrabaixista galego, atualmente a residir em Amsterdão. Iniciou a sua formação musical aos 8 anos, dedicando-se ao baixo elétrico na vila de Ponteareas. As suas primeiras influências musicais foram o funk e o punk, tendo sido importantes no desenvolvimento da sua própria linguagem musical. Em 2019, começou a tocar contrabaixo e simultaneamente a explorar o jazz. Antes de ingressar no Conservatorium van Amsterdam, David estudou com Gustavo Hernán na CDM de Ponteareas e, mais tarde, com Paco Charlín no Seminário Permanente de Jazz em Pontevedra. Já se apresentou em prestigiadas salas de concerto, incluindo a Concertgebouw Amsterdam, Concertgebouw de Vereeniging, Bimhuis e Konzerthaus Berlin.
INÊS MARTÍNEZ
Inês Martínez é uma vocalista e compositora Luso Espanhola. Iniciou os seus estudos musicais nos Conservatórios CMAD e Collegium Musicum, tocando a trompa. Mais tarde, terminou o Curso Profissional de Instrumentista de Jazz na Art’J tendo como variante o canto Jazz. Estudou em contexto de masterclass com diversos cantores nacionais e internacionais como: Rita Maria, Luís Castro, Luísa Vieira, Michael Mayo, Fay Classen e Theo Bleckmann. Atualmente, encontra-se baseada em Amsterdão e estuda no Conservatorium van Amsterdam. Integra bandas e grupos de música diversa: La Mafia de la Gozadera (salsa, rumba, música cubana), Amsterdam Vocal Quartet (Jazz vocal, quarteto vocal) e Ingoma Yesintu (música africana e de áfrica do sul, grupo vocal).
PEDRO MENDES
Nascido no Porto, Pedro Mendes começa a estudar piano na Academia de Música de Espinho aos 10 anos. Ingressa depois na Escola Profissional de Música de Espinho até 2020, tendo estudado com Victor Rodriguez e Lígia Madeira. Durante estes anos, teve o privilégio de ter sido premiado em vários concursos nacionais e internacionais, assim como ser convidado para realizar recitais e outros projetos. Foi também neste período que se começou a interessar por jazz, tendo feito parte do Combo de Jazz da EPME, sob orientação de Jeffery Davis e Eduardo Cardinho, e da Orquestra de Jazz de Espinho, sob orientação de Paulo Perfeito e Daniel Dias. Seguiu-se uma licenciatura em Piano Clássico na Suíça, encontrando-se agora a estudar jazz no Conservatorium van Amsterdam.